Você está aqui: Home » Blogs » Pense comigo: constrangimento

Pense comigo: constrangimento

constrangimentoExistem situações em nossas vidas nas quais não conseguimos nos resolver adequadamente. Ficamos com o sentimento de que todos parecem estar a nos observar e carregando críticas a tudo o que vamos fazer ou, quem sabe, deixando de fazer. O mais incrível é que o constrangimento é sensação causada pelos outros mas, na realidade, é resultado do que estamos sentindo em relação a nós mesmos.

Outro dia tive um relato de uma situação constrangedora que está sendo vivida por uma pessoa a quem admiro muito, pela sua capacidade de enfrentamento , pela tenacidade de ir adiante quando as coisas são de difícil determinação a presidir seus atos.

Esta pessoa está passando por um momento de transição e mudanças estão em curso por fruto de sua vontade. Ela estava conversando comigo e disse: “O fato é que não quero conviver com os outros, pois parece que todo o mundo vai pensar alguma coisa a meu respeito, vão me olhar como se quisessem dizer alguma coisa, dar sua opinião. Eu quero é ficar mais reclusa nestes dias, sem me sentir constrangida por estar no convívio de curiosidades alheias”.

Achei muito estranho este tipo de reação mas, ao mesmo tempo, entendi o que estava se passando com a minha querida amiga. Já tive fases em que preferia me recolher e o fazia sem ninguém forçar o meu convívio com outras pessoas.

O constrangimento é, na realidade, um estado de espírito que reflete um sentimento por não estarmos em nossas melhores condições, mas também pode ser fruto de situações inesperadas, sobre as quais nos damos conta quando já estamos envolvidos, por circunstâncias que nos fogem do controle.

Foto: brasilescola.com

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759