Você está aqui: Home » Blogs » Blog do Leitor » A eleição de Obama e o 20 de Novembro

A eleição de Obama e o 20 de Novembro

Sergio Antonio Kumpfer*                                                                                      

A eleição de Obama e o 20 de Novembro  Na semana em que Barak Obama foi reeleito presidente vários jornalistas comentaram que uma das maiores conquistas do primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos foi ter conseguido que a cor da sua pele não fosse o tema central dos debates como foi na eleição anterior.

Para muitos foi uma vitória da sociedade americana, uma vitória dos Estados Unidos que embora tenham uma sociedade estratificada, todos têm chances de vencer na vida.

No Brasil não temos dúvidas do preconceito e do racismo, apesar de termos um país miscigenado, onde é difícil definir alguém, pois estamos todos misturados.

Neste mês de novembro temos a semana da consciência negra onde com mais força refletimos sobre a nossa história e a luta resistente dos negros contra o preconceito e discriminação na figura do Zumbi dos Palmares.  Hoje temos uma base sólida de dados que aponta que as mulheres e os negros estão entre os grupos mais vulneráveis do país. No censo do IBGE de 2010 os brasileiros reconheceram a existência do racismo e apontaram que ele é mais evidente no trabalho (71%), na relação com a polícia e justiça (68,3%) e no convício social (65%).

O Brasil tem muito a caminhar apesar dos grandes avanços que já realizou na luta contra o preconceito como a instituição do Estatuto da Igualdade Racial, das politicas afirmativas de cunho racial, da Lei 10639 que torna obrigatório a História e a Cultura Afro-brasileira nos currículos da rede escolar, a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o Decreto sobre Terras Quilombolas, entre outros.

Esta mudança tem que ser uma luta de toda sociedade brasileira e estar associada às mudanças de discriminação social. Aproveitemos o exemplo de Zumbi dos Palmares e façamos a nossa parte. Sejamos maior que o preconceito que nos habita.

     “Eu tenho um sonho

O sonho de ver meus filhos julgados por

sua personalidade, não pela cor de sua pele.”

(MARTIN LUTHER KING)

*Sergio é Professor de História e Vereador em Viamão 

Foto:  Latimes.com e Portal de Notícial Uol

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759