Você está aqui: Home » Blogs » Blog dos Esportes » (Futebol) Atuação de luxo, humildade e Gre-Nal

(Futebol) Atuação de luxo, humildade e Gre-Nal

Candidato

Gremio fluCom desempenho irreparável, o Grêmio venceu, goleou e assumiu a liderança do grupo 8 da Libertadores. Pela atuação frente ao Fluminense, o time de Luxemburgo deixa de ser mero coadjuvante e escreve seu nome como forte postulante ao certame. É claro que a equipe ainda está em formação e oscilações – como a derrota para o Huachipato, podem ocorrer – mas a amostragem foi pra lá de promissora.

Comparação

Sem exageros, mas há tempos o Grêmio não tinha jornada tão empolgante. Com marcação forte, saída rápida e qualidade no ataque, o desempenho lembrou a postura gaúcha na final da Copa do Brasil contra o então Corinthians de Luxemburgo, em 2001. Em que pese a década entre uma partida e outra, finalmente o Grêmio voltou a encher os olhos dos admiradores do futebol bem jogado e não apenas refém de resultados.

Diferencial

BarcosHernán Barcos jogou mesmo com problemas pessoais – seu cunhado faleceu em acidente na Argentina – e simplesmente “acabou com o jogo”. Sem ficar preso entre os zagueiros, o camisa 28, usou e abusou de sua qualidade técnica, driblou, lançou, por vezes atuou recuado e ainda participou dos três gols – um deles, contra, foi creditado ao “Pirata”. Profissional ao extremo, goleador, craque e argentino. Não é à toa que o centroavante caiu nas graças da torcida.

Semelhança

Sem comparar a qualidade, tampouco, “grenalizar”, mas o posicionamento de Barcos lembrou muito os tempos áureos de Fernandão pelo Internacional. À época, Rafael Sóbis ficava mais adiantado no time colorado, o mesmo que ocorre com Vargas no Grêmio, em relação ao argentino.

Prova dos 9

Qual será o verdadeiro Grêmio: o que perdeu constrangedoramente para o Huachipato na Arena ou que o venceu e deu “chocolate” no Fluminense em pleno Engenhão? O Gre-Nal do próximo domingo seria uma interessante amostragem com gosto de prova dos 9. Porém, mesmo voltando a campo pela Libertadores somente dia 5, a tendência é de um Grêmio misto no clássico. Desnecessário!

Gre-Nal

centenário em caxiasPor outro lado, a responsabilidade recai justificadamente toda sobre o Internacional. Disputando apenas a competição local, o time de Dunga jogará na “obrigação de vencer”, o que não deixa de ser uma estratégia gremista. O zagueiro Ronaldo Alves e o volante Ygor devem ser as novidades coloradas para o clássico. O Gre-Nal 396 será no Centenário em Caxias, às 16h.

Tetracolor

Como visitante, o Grêmio jogou com uniforme fora do habitual. Além de lembrar a camiseta da seleção italiana, outro aspecto chamou a atenção. Longe das históricas cores, o calção apresenta detalhes em dourado. A exemplo do Internacional que volta e meia utiliza a cor cinza – repetindo o primeiro uniforme do time – o departamento de marketing do Grêmio ousou e inovou. Como defensor nato da tradição, não aprovei.

Transpiração

O toque-me-toque do Barcelona foi suplantado pela aplicação tática do Milán. Mesmo sem o polêmico astro Balotelli, os italianos assumiram a condição de inferiores tecnicamente, não tiveram vergonha de jogar 90% da partida atrás da linha da bola e venceram por 2 a 0 – primeira partida pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Assim como na vida, no futebol Deus também exalta os humildes. Com o perdão da heresia.

Sobrando

bayerOs alemães do Bayer de Munique estão sobrando na Europa. Líder absoluto no campeonato nacional, o futuro time de Pep Guardiola foi a Londres, venceu o Arsenal por 3 a 1 e praticamente carimbou a passagem para as quartas. Em futebol tudo é possível, mas é inegável que os bávaros são os maiores favoritos da disputa continental. Os destaques são Neuer, Schweisteiger (à esq.), Lahm, Robben e Ribery.

Futebol amador

A prefeitura de Viamão através da Secretaria de Cultura e Esportes está anunciando a retomada dos campeonatos amadores de futebol. Parabéns a administração em especial, ao diretor do departamento de Esportes, Máico Guimarães.

Fotos: Globo Esporte, oliberalnet.com.br, Lancenet.com e ESPN Estadão

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759