Você está aqui: Home » Blogs » Blog dos Esportes » Futebol: Gauchão, reforços e pré-libertadores

Futebol: Gauchão, reforços e pré-libertadores

Largada

Internacional-Passo-Fundo-Ricardo-Rimoli_LANIMA20130119_0154_26No sábado, o Internacional Sub-23, atuando como mandante no complexo da Ulbra, Canoas, não passou de um empate contra o Passo Fundo do veterano volante Claiton, ex-colorado. Após sair na frente com o avante Cassiano, o time de Osmar Loss levou o empate na etapa final e correu sérios riscos de ser derrotado. Mesmo tratando-se de jovens e de uma estreia, a atuação alvirrubra ficou muito abaixo das expectativas. Ainda é cedo para qualquer avaliação, mas a primeira amostragem denota que a equipe está muito aquém das exigências do futebol profissional – mesmo tratando-se do certamente regional.

Atraso

Por mais que a “paciência” seja a tônica da análise das categorias de base, muitos atletas já foram lançados, testados, relançados e não conseguem mostra a quê vieram. Mesmo com passagens pelo time principal e com grande expectativa em relação ao futuro no clube, Lucas Lima e Maurides, só para citar dois, continuam devendo. Iniciaram 2012 como promessas e após 365 dias, continuam no mesmo estágio. Não se trata de “torrar” os jovens valores, mas é preciso aproveitar as oportunidades.

Destaque

Um exemplo de jovem afirmado é Cassiano – autor do gol de calcanhar no empate. Vindo do São José de Porto Alegre, o camisa 7 já é uma boa alternativa para o Dunga na equipe profissional. Mesmo com a instabilidade da equipe no brasileirão do ano passado, o guri justificou a aposta, marcou gols e foi uma das principais figuras do último Gre-Nal do Olímpico (será o último mesmo?) quando o colorado empatou sem gols, mesmo jogando com dois a menos.

Surgimento

Seja bem-vindo, Lucas Coelho. O camisa 9 do Grêmio foi o grande expoente da vitória contra o Esportivo por Lucas-Coelho clic2 a 0, na serra gaúcha. Artigo raro e para muitos até indispensável na atualidade – vide Barcelona e seleção da Espanha – Coelho torna-se num alento para os admiradores do chamado centroavante clássico. Reunindo algumas das principais credencias para a função, como altura (1,84cm), presença de área, conclusão e capacidade de jogar de costas para o gol (pivô ou parede), o “matador” de 18 anos tem tudo para torna-se realidade muito em breve. Eis um exemplo que não precisa muito mais do que 90 minutos para justificar o rótulo de “promessa”.

Gols e fundamentos

Domínio, drible curto e conclusão forte e precisa. O primeiro gol de Lucas pelos profissionais foi um belo cartão de visitas. Alguns minutos depois, cabeçada na trave e gol de Paulinho. Além disso, na semana passada, o camisa 9 marcou cinco gols em um coletivo de apenas 25 minutos. Como diria o ditado, “treino é treino”, mas, o fato é mais um belo indicativo. Muita calma nessa hora, porém, VIVA O CENTROAVANTE!!!!!!!!!

Outros destaques

Com vigor, apoio qualificado e bem na cobertura, o lateral-direito Tinga foi outra boa figura da partida. Além dele, o atacante Gustavo Xuxa, típico segundo atacante, com velocidade e movimentação e o meia Jean Deretti – bom passe, drible e perna esquerda apurada – chamaram a atenção. Em contrapartida, o meia Rondinelly, novamente, naufragou. Eis um pouco do Grêmio Sub 23 de Marcelo Mabília.

Reforços 1

Eduardo VargasApós forte concorrência com São Paulo e até clubes europeus, o chileno Eduardo Vargas, ex-Napoli, assinou contrato com tricolor no último final de semana. Veloz e habilidoso, o “baixinho” chega com a missão de colaborar com o setor mais problemático do Grêmio no ano passado: o ataque. Além disso, o camisa 8, garante a Luxemburgo a tão necessária velocidade ofensiva, algo inexistente no Grêmio dos últimos anos. Paralelo, a direção tenta confirmar as contratações do lateral-esquerdo Insúa, argentino e atualmente no Sporting, de Portugal e do meia-esquerda Marquinho, ex-Fluminense e atleta da italiana Roma.

Reforços 2

Pelos lados do Beira-Rio, o volante Willians, ex-Flamengo promete substituir Guiñazu à altura. Eleito o maior “roubador de bolas” do brasileirão 2009, quando foi campeão com o rubro-negro, o atleta atua preferencialmente na primeira função e estava na Udinese, da Itália.O atacante Caio e o meia Vitor Júnior, também chegaram, mas sem nenhum glamour. Porém, gosto muito do primeiro, que surgiu muito bem no Botafogo e depois e estava emprestado ao Figueirense na temporada passada. 

Vira casaca

gabrielEleito o melhor lateral-direito do Brasileirão 2005 (já faz tempo!), Gabriel trocou o Olímpico/Arena pelo Beira-Rio. Após ser destaque do Grêmio de Renato Gaúcho, o camisa 2 caiu em desgraça, ganhava altíssimo salário e passou a integrar o “time do chinelinho”. Agora, é a principal aposta do Internacional para a lateral-direita, junto com o “desconhecido” Hélder, do Nancy da França. Diante da escassez de atletas da função do Beira-Rio, creio que Gabriel seja sim, um boa aposta, em que pese seu atual histórico no Grêmio.

Pré-Libertadores

Na quarta-feira, às 22h, de Brasília, o time de Luxemburgo estreia na temporada e com um desafio e tanto. Enfrenta a LDU, em Quito, pela pré-Libertadores. A falta de ritmo, inerente ao início da temporada e a altitude, são apenas mais duas barreiras a serem superadas. A provável escalação: Dida; Pará (Tony), Saimon, Cris e Alex Telles (Pará); Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto, William José e Marcelo Moreno.Boa sorte aos tricolores!

Fotos: Lancenet, ClicRBS, Esportes UOL e Globoesporte.com

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759