Você está aqui: Home » Blogs » Medicina e engenharia do trabalho

Medicina e engenharia do trabalho

Na tarde desta terça-feira, 10 de julho, o Escritório Flávio Ribeiro Contabilidade disponibilizou para seus clientes, empresários e convidados, uma palestra cujo tema versou sobre “Medicina e Engenharia do Trabalho”, a cargo da Dra.Lídia Roitman Cardon, uma das titulares da Clinimedi, cuja sede é na Vila Santa Isabel.

“Há anos, o governo federal exigiu que as empresas cuidassem da saúde de seus colaboradores, seus funcionários, no intuito deles não ficarem doentes e não se acidentarem. A partir de então viu-se a necessidade da criação de um ambiente de trabalho que oferecesse o mínimo de risco possível à saúde do trabalhador. Risco de ruídos, de componentes químicos, solda elétrica, enfim, diversos casos. Para todos estes componentes de riscos existe uma parte médica, parte de saúde, que está aos cuidados dos médicos do trabalho os quais averiguam se os trabalhadores estão usando os equipamentos de proteção de forma adequada, se há uma segurança coletiva da empresa para com o total dos empregados, enfim, procurando saber se nenhum desses fatores de risco está interferindo na saúde do trabalhador. Essa averiguação é feita através de audiometrias, exames de sangue, enfim, uma série de procedimentos que visam conter o máximo possível o impacto na saúde do trabalhador”, disse a Dra.Lídia.

Ela salientou que toda a empresa deve fazer estas averiguações independente do tamanho, do número de funcionários e do tipo de atividade. “Para a manutenção de um médico no ambiente de trabalho só se for uma empresa com um número vasto de empregados, mesmo porque esta ação governamental começou pelas grande empresas como as petroquímicas, etc. Nestas grandes empresas, além do médico há os engenheiros do trabalho que cuidam para que o ambiente esteja perfeitamente adaptado às normas de segurança de saúde”, destacou a palestrante.

A conscientização dos empresários e dos trabalhadores é feita através de palestras, como estas proporcionadas pelo escritório que, conforme a Dra.Lídia, “são das mais importantes ações a serem desenvolvidas neste sentido”.

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759