Você está aqui: Home » Blogs » O conflito de ideias

O conflito de ideias

(LEIA NO BLOG PENSE COMIGO – EDUARDO DIAS LOPES, MÉDICO)>>>

Cada um de nós é detentor da capacidade de raciocinar, elaborar suas próprias ideias e expô-las dentro de qualquer tipo de contexto ou ambiente. Mas temos de lembrar que ideias não podem ser discordantes em temas já definidos e devem conter apresentação de alternativas na forma de ver a realidade e não com argumentos equivocados que contrariem conceitos já definidos e devidamente comprovados.

Ao defendermos alguma forma de pensamento, ou linha de raciocínio, temos de respaldá-las com argumentos sólidos e que tenham base comprovada. Ao jogarmos boca afora palavras que estejam longe de uma lógica razoável, ou projetando meramente o conteúdo de opinião, comparando experiência pessoal com conhecimento científico, estaremos agindo de forma equivocada e não expondo ideias.

Participei de muitos grupos de trabalho ao longo de minha vida. Em muitos desses sempre haviam grandes debates e discussões sobre tudo o que poderia ou deveria ser feito, com pontos de discordância ou debates. Isso é uma situação natural e perfeitamente adequada às questões onde não há unanimidade. O problema é que, em diversas ocasiões, a tomada de decisão sobre qual o rumo a ser seguido era determinada por alguém ocupando a liderança. Era feita sem o respaldo em nenhuma das ideias e nem em argumentos apresentados, muitas vezes justificados pela imposição: “Vamos fazer assim, pois acho que é o melhor!”.

Creio que muitas pessoas já passaram por este tipo de situação e sempre viram decisões sendo tomadas sem nenhum respaldo em argumentos. Ter ideias discordantes é até saudável, sempre que gerem debates e que levem a iniciativas com base no que se discute.

Discordar e contra argumentar é ótimo para o crescimento. Afirmar sem fundamentos e contrariar só para contrariar, é burrice.

 

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759