Você está aqui: Home » Blogs » O limite da razão

O limite da razão

(LEIA NO BLOG PENSE COMIGO – EDUARDO DIAS LOPES, MÉDICO)>>>

O LIMITE DA RAZÃO===

A sobrecarga nos faz ter o desejo interior de largar tudo, fugir, sair do ar para não sofrer mais as influências do stress. Alguns chegam a dizer que este sentimento é uma ideia suicida, na qual nos colocamos como quem deseja dar fim a tudo, pois não mais conseguir conviver com as situações desagradáveis a que somos submetidos. A verdade é bem outra. Ficamos é a desejar mais vida, um espaço maior para nós mesmos e a possibilidade de recriar o ambiente, sem permitir que os agentes negativos do dia a dia, do desgaste, fiquem a nos perturbar.

A racionalidade nos traz para próximo de pensamentos equilibrados e nos impede de incursionar pelo imaginário. Dessa forma vamos levando adiante o projeto de viver fatos e acontecimentos explicáveis, não nos deixando contaminar por qualquer pensamento que não tenha uma base sólida em cima de comprovações fáticas. Os que assim pensam, quando se deparam com o inexplicável, simplesmente deixam como está para, assim, evitar a incursão por uma área mais abstrata na qual não se explica, porém se entende, a razão de ser.

Hoje vejo-me como sempre, como alguém que atua no limite da razão e que também se permite aos devaneios da mente, buscando explicações que não são claras e comprováveis, mas fazem parte da minha percepção e abstração da realidade, sem perder o contato com o real.

Chegar ao limite da razão pode significar propor uma entrada no mundo da demência, porém não é isso que significa, pois estar no limite da razão significa estar próximo de explorar o novo, buscar aquilo que não está claro e materializado.

A condição de ser racional nos faz agir com limites e amarras que vão freando nossa capacidade de maior criatividade. Por isso é que devemos fechar os olhos, permitir que o imaginário se desenvolva e buscando explicações menos matemáticas para tudo, sem perder a sanidade.

Mergulhe no seu imaginário e construa…

 

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759