Você está aqui: Home » Blogs » (Opinião) Aprendendo com as perdas

(Opinião) Aprendendo com as perdas

perdas 2Muitos acreditam que os animais são seres que complementam a nossa vida. Que nos ensinam muito, em sua irracionalidade, a respeito de nós mesmos, de como somos e por que agimos de forma tão variável. Vejo este convívio, principalmente com animais domésticos, como possibilidade de aprendizado, sendo o maior de todos o de respeitar as características dos diferentes animais, tratando-os como tal.

Cães, gatos e muitos outros animais que convivem em nosso dia-a-dia, são capazes de nos trazer muitos ensinamentos e um, em especial, é destacado por alguns. Como esses animais têm um período curto de vida em relação ao dos seres humanos, sua morte nos faz entender como devemos ver a partida de entes amados, antes que algum deles nos deixe.

Creio que não é somente esta a forma que temos de aprender com nossas perdas, mas é através de vivenciar a partida de alguém muito especial em nossa vida, que passamos a entender melhor a nossa própria razão de existir. E nesse particular temos de crescer e nos desenvolver, pois sendo aqueles que permanecem por aqui, devemos levar adiante a missão de crescimento dentro desse plano.

Os animais podem nos ensinar algo sobre perdas. São seres amados que nos deixam com maior rapidez, porém é nossa capacidade de entender que a finitude neste plano não existe. Isto nos permite conviver com as partidas dos que se vão e nos trazem, com a tristeza e com a dor, o conforto de saber que nada se terminou, que apenas foi dada sequência em fenômenos relacionados com a vida biológica e com a vida além da vida.

Temos de ter uma convicção: quem partiu não se exterminou, apenas foi dar sequência a seu crescimento, desenvolvendo-se em outra dimensão.

Fotos: ebdlausannech.blogspot.com

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759