Você está aqui: Home » Blogs » Blog do Leitor » (Opinião) O que são cidades sustentáveis?

(Opinião) O que são cidades sustentáveis?

*Jorge Amaro de Souza Borges

corte árvoreO corte de árvores promovido pela prefeitura de Porto Alegre em frente a Usina do Gasômetro tem suscitado diferentes debates em nossa capital, especialmente, por ela já ter sido considerada exemplo de qualidade de vida e do verde, sendo referência em todo país.

Há algumas reflexões a serem feitas, especialmente, no momento em que o Brasil corre contra o tempo para dar conta das exigências da FIFA para a Copa de 2014. Obviamente, que, há uma enorme controversa entre o que é exigido, aquilo que realmente precisamos e o que será feito.

O prefeito José Fortunatti, durante o processo eleitoral assinou a Plataforma Cidades Sustentáveis, que em seu escopo de compromissos estava a disposição de incorporar a sustentabilidade de forma transversal às políticas públicas da cidade, sempre procurando promover a participação da sociedade civil. Além disso, também se propôs a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução dos indicadores básicos relacionados a cada eixo. Como diria o ditado popular “o papel aceita tudo” e o fio do bigode não tem mais tanto valor assim!

É impressionante como há ainda gestores incapazes de pensar as cidades de forma a compatibilizar preservação ambiental e inclusão social. Um pressuposto básico da sustentabilidade é a democracia, ouvir a sociedade e suas diferentes manifestações, pois é ela que vive e sente a cidade, seja os ambientes urbanos ou rurais, construídos ou naturais.

Porto Alegre, terra do Fórum Social Mundial e do Orçamento Participativo abre mão de seu maior legado – o respeito à cidadania. Nós gaúchos, que temos em nossa história ambientalistas como José Lutzenberger, Henrique Roessler, Hilda Zimmermann e o nonagenário Augusto Carneiro, estamos em um tempo que não somos mais exemplo de boas políticas, mas, ao contrário, estamos transmitindo péssimos valores as presentes e futuras gerações.

Afinal, o que são cidades sustentáveis? São espaços vivos, que educam a partir das ações que nelas são implementadas. São democráticas, éticas, inclusivas e acessíveis, pois devem oportunizar a todas as pessoas, igualdade de oportunidades. Preservam a natureza, mas também a memória viva de quem constrói sua identidade, respeitando o passado, usando seus erros e acertos para impulsionar o presente e projetando novas concepções dialógicas para um futuro sustentável.

Elementos todos estes, ausentes na perspectivas de quem governa Porto Alegre atualmente, visualizados na forma como se conduzem as obras e as intervenções na cidade! Resta a nós, sociedade, exercer nosso protagonismo e reascender a chama da indignação!

*Jorge Amaro é Ambientalista

Foto: zerohora.clicrbs.com.br

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759