Você está aqui: Home » Blogs » Programas e movimentos sociais

Programas e movimentos sociais

(LEIA NO BLOG PENSE COMIGO – EDUARDO DIAS LOPES, MÉDICO)>>>

PROGRAMAS E MOVIMENTOS SOCIAIS ===

Os governos sempre estão envolvidos com algum tipo de atividade que tem como objetivo atender às necessidades dos menos favorecidos. São os chamados programas sociais. Lembro do Ticket do Leite, da época do governo de José Sarney e de tantos outros, nos quais os beneficiados comercializavam o que ganhavam do governo para comprar outras coisas (vendiam o Ticket do Leite para comprar cigarro e bebida), além do fato que os responsáveis pela distribuição dos benefícios faziam disso palanque para desejos políticos e outros trambiques. Estou falando de fatos que ocorreram na década de oitenta.

O que mudou? Os programas sociais são importantes, pois têm como objetivo dar acesso à população mais pobre a um mínimo de alimentação e outras coisas fundamentais. O problema é que estes programas não desenvolvem em paralelo nenhum tipo de atividade que tenha como objetivo integrar o indivíduo à sociedade e tão pouco são devidamente fiscalizados, sendo que os benefícios são prioritariamente distribuídos com cores partidárias e como propaganda eleitoral.

Os governos convivem com movimentos sociais, atividades de grupos organizados que buscam pleitear melhorias para faixas da população. Alguns governos incentivam movimentos sociais que lhes são convenientes e deles se utilizam para alardear suas benfeitorias. Os fatos é que se sobrepõem às mentiras e vemos que muito dinheiro é mal empregado nestas duas atividades e muito pouco se vê de efetivo que incentive a busca pelo emprego. Ao contrário, observamos que os programas sociais se tornaram moeda eleitoreira.

Há uma necessidade de manter programas sociais, mas que sejam realmente meios para que a população mais pobre possa sobreviver com dignidade e obter oportunidades de acessar o mercado de trabalho.

 

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759