Você está aqui: Home » Blogs » Quinta da Estância é exemplo de inovação e sustentabilidade, diz a FGV

Quinta da Estância é exemplo de inovação e sustentabilidade, diz a FGV

(LEIA NO BLOG CR MERCADO)>>>>

A Fazenda Quinta da Estância, de Viamão, é uma das 11 pequenas empresas do Brasil selecionadas para o Guia de Inovação para Sustentabilidade em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A publicação está em sua segunda edição e analisa três pilares dos empreendimentos: inovação e sustentabilidade, potencial das ações e gestão. O lançamento aconteceu no dia 7 em São Paulo.

O case da Quinta da Estância tem como destaque o foco na Educação. O Guia ressalta a questão da vivência pedagógica na formação de uma consciência crítica sobre as questões ambientais e de sustentabilidade: “permite aos estudantes vivenciarem na prática o conhecimento teórico das salas de aula”.

No total, a Fazenda desenvolve 30 ações e projetos, todos alinhados com a Agenda 2030 e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU. Dentre eles pode-se citar:

 

  • Mantenedouro Conservacionista primeiro do Brasil com finalidade pedagógica de educação para a sustentabilidade e criação de banco biológico de espécies nativas além da recepção, recuperação e reambientalização de fauna e flora apreendidos do tráfico;

 

  • Tratamento biológico da água com raízes de junco para a recuperação e utilização pela Fazenda evitando a contaminação do subsolo e dos lençóis freáticos;

 

  • Recepção gratuita de alunos em vulnerabilidade social privilegiando crianças com deficiência;

 

  • Projeto de Valorização da Cultura Indígena e Populações Tradicionais;

 

  • Projeto Carbon Free, pioneiro no País, através do qual todo o dióxido de carbono gerado em cada evento, desde o transporte até a Quinta da Estância, passando pelos gastos com energia elétrica, gás de cozinha, carvão, entre outros, é neutralizado com o plantio de árvores nativas.

 

O processo seletivo  de avaliação para o 2º Guia de Inovação para Sustentabilidade em Micro e Pequenas Empresas foi conduzido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV e incluiu visitas de campo, rodadas de negócio e consulta a experts da área.

 

 

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759