Você está aqui: Home » Capa » Quinta da Estância planta oliveiras e prevê autossuficiência no consumo

Quinta da Estância planta oliveiras e prevê autossuficiência no consumo

Plantio permitirá substituir, em 2013, todos os óleos utilizados por azeite de oliva extra virgem primeira prensa

Quinta da EstânciaSubstituir todos os azeites industrializados pelo azeite extra virgem produzido em plantação própria. Esse é um dos objetivos do estudo sobre oliveiras que a Fazenda Quinta da Estância realiza desde 2008 em parceria com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Estão plantadas 29 cultivares de oliveiras e 1200 plantas no solo da Fazenda, localizada em Viamão. Para a produção de azeite de oliva extra virgem foram utilizadas as cultivares Koroneike, Arbequina, Picual e Arbosana e para conserva a espécie mazanilha.

Em 2013, a Quinta da Estância fará a primeira colheita e terá azeite de oliva extra virgem para consumo próprio e de seus visitantes. Em dois anos, a produção garantirá a autossustentabilidade plena do produto.

“De acordo com a Embrapa, a plantação experimental na Quinta da Estância surpreendeu pela qualidade apresentada nas 29 cultivares testadas e está entre os melhores dos 36 centros de pesquisas implantados no Brasil. Vamos continuar nos dedicando a esta pesquisa que poderá trazer uma nova possibilidade de desenvolvimento para nosso Estado”, afirmou o sócio-fundador da Fazenda, Lucídio Goelzer.

O projeto da Embrapa faz parte do projeto “Desenvolvimento e adequação de tecnologias à cultura da oliveira no sul do Brasil”, sendo coordenado, a nível nacional, pela unidade de Pelotas da Embrapa.

A Fazenda Quinta da Estância prevê desenvolver, no próximo ano, uma criação consorciada de gado e ovelhas na mesma região das oliveiras como experimentação. Serão quatro hectares de área. A experiência servirá, também, como aula para os alunos que visitarem a Fazenda.

Fonte: Enfato Comunicação Empresarial

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759