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Raça e superação nas 12 Horas de Tarumã

Protótipo MXR fez a festa na tradicional prova de longa duração realizada no circuito de Viamão

Raça e superação na corrida para vitória nas 12 Horas de Tarumã  A edição 2012 das 12 Horas de Tarumã foi uma prova de sobrevivência. Com forte calor e muitas quebras, venceu quem conseguiu superar as adversidades na prova encerrada ao meio dia deste domingo (09/12). O quinteto Pierre Ventura, João Cardoso Jr, Felipe Toledo, Cristiano de Almeida e Gustavo Martins, cruzou a linha de chegada de forma heroica, apenas em 4a marcha no MXR número 10.

“Só quero agradecer a todos na equipe que trabalharam com muita dedicação. As coisas nunca são fáceis, são muito disputadas e difíceis. Tivemos sorte de campeão”, afirmou emocionado, o piloto João Cardoso Junior.

O time superou o trauma de duas edições passadas quando a vitória escapou nos instantes finais e venceu com o total de 467 voltas completadas em Tarumã numa corrida que teve tempo estável durante toda a noite e sol forte no domingo de manhã.

“É difícil de acreditar e ninguém sabe tudo que nós passamos. Tínhamos 22 voltas e meia atrás, mas a gente acreditou. Se em outros anos aconteceu com a gente podia acontecer com os outros também. Corrida aqui é só definida quando dá a bandeirada”, vibrou o piloto Pierre Ventura.

O campeão da edição 2012, chegou a liderar durante parte da madrugada. Porém, quando o sol começou a despontar no horizonte, o primeiro posto trocou de dono. O vencedor de 2011 e 2010, protótipo Tubarão, de Tiel de Andrade, Bruno Justo, Pedro Castro e Carlinhos de Andrade, que vinha sempre entre os primeiros colocados, assumiu a liderança. O protótipo vinha em busca do tricampeonato, mas problema no motor impediu que a equipe de Campo Bom continuasse na frente.

O segundo colocado foi o Maseratti 111 de Carlos Belleza, Odilon Menezes, Vilson Junior, Paulo Rutzen e Jeferson Puhl. Em terceiro lugar cruzou o MCR 9 de Renato Kreuz, Ricardo Kreuz, João Kreuz e João Batista.

Emoção e homenagem

Como não poderia deixar de ser a cerimônia de abertura das 12 Horas de Tarumã foi carregada de emoção. O recém-Raça e superação na corrida para vitória nas 12 Horas de Tarumã  inaugurado boxes de Tarumã, recebeu uma placa e ganhou o nome de “Castrinho”, um dos maiores nomes do automobilismo gaúcho, falecido esse ano. A própria edição das 12 Horas, foi batizada de “Prova Luís Alberto Ribeiro de Castro”.

“Hoje é um dia especial porque temos um novo autódromo de Tarumã. Nós tínhamos que homenagear esse espaço que é a casa da velocidade do RS. O ‘Castrinho’ é um exemplo de um piloto que representa isso tudo. É uma homenagem a essa pessoa que nos entusiasmou. Temos que correr, sempre, lembrando a presença dele nos boxes”, afirmou o presidente do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul, Fernando Poeta.

Assim que os pilotos posicionaram as máquinas na reta de Tarumã, ao clássico estilo Le Mans, o som nas arquibancadas também subiu. O público vibrou com a largada. Na pole position largou o MCR 46 do quarteto João Sant´Anna, Vitor Genz, Giovani Bianchessi e Roger Sandoval. A equipe havia conquistado o recorde de tempo de volta em treino classificatório de 12 Horas com a marca de 58 s 878 milésimos. O favoritismo, porém, desmoronou com um problema mecânico logo na sexta volta. O carro enfrentou problemas no bloco do motor, que apesar do esforço dos mecânicos, impediu o retorno para pista.

Durante a maior parte da madrugada, quem esteve na a liderança foi o protótipo MXR número 10. Um defeito constante na turbina do protótipo, porém, fez o carro perder rendimento o jogando para posições intermediárias.

Um dos favoritos, MRX de Juliano Moro, Paulo Hoerlle, Christian Castro e Matheus Castro parou pelo caminho. O carro 28 do quarteto enfrentou durante toda a noite problemas com o alternador, que afetava o sistema elétrico do carro.

Raça e superação na corrida para vitória nas 12 Horas de Tarumã  A prova transcorreu sem acidentes com gravidade. O único susto foi proporcionado pela Maseratti 110 que bateu forte na Curva do Laço, no início da manhã.

A programação do fim de semana também teve como atração na tarde de sábado, as duas baterias da Copa Classic, de carros antigos. A vitória em ambas as provas foi do Maverick de Leovaldo Petry.

Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa

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