Você está aqui: Home » Blogs » Safadeza geral

Safadeza geral

(LEIA NO BLOG DETALHES – MILTON SANTOS, JORNALISTA)>>>>

SAFADEZA GERAL ===

Foi destaque, no noticiário da imprensa, a prisão de um vereador da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Acusado como suspeito de comando em ações criminosas, o edil foi levado para a delegacia especializada daquele município do vale do Rio dos Sinos. No domingo foi liberado sob diversas condições de restrições à mobilidade, mas a Polícia e a Justiça estão de olho vivo em cima dele. Chamou a atenção na notícia a informação de que aquele parlamentar é o presidente da Comissão de Direitos Humanos no Legislativo de Novo Hamburgo. Imagine-se, que “direitos humanos” ele defende?

Faz algum tempo, contaram-me a história de um cidadão, ativo e honestamente acreditado em sua comunidade, que foi eleito vereador mas em menos de um ano de mandato renunciou e abandonou a política. Segundo a narrativa, ele sofria pressão imensa de vários outros edis no sentido de votar pela aprovação ou não de projetos, e outros encaminhamentos, os quais viriam beneficiar este ou aquele salafrário. Inclusive, segundo o relato, até dinheiro colocavam no bolso de seu casaco para comprar seu voto. Ele devolvia a grana e era ameaçado de agressão, assim como sua família.

Que coisa, né? Difícil de acreditar, mas pelo noticiário que nos bombardeiam diariamente, é fácil acreditar que há um rasgo (grande) de verdade.

AMENIZANDO COM O SORRISO

Para suavizar o texto, entro num assunto mais ameno. Vamos falar sobre horóscopo. É um mapa que reflete as posições exatas dos planetas do zodíaco em um determinado momento. A partir dele, podem ser feitos diversos tipos de análises simbólicas, que fornecem informações sobre a personalidade de uma pessoa, acontecimentos e tendências.O hábito de consultar o horóscopo é tão remoto quanto a própria Astrologia, acreditando que os astros podem também anunciar o tempo em que ocorreriam determinados eventos na Terra relacionados à vida do ser humano. Li a análise que um astrólogo fez com relação ao sorriso de cada pessoa conforme o signo de seu nascimento. Vejam: quem tem Aquário como signo o seu sorriso é fugaz e discreto; o de Peixes apresenta um sorriso radiante, encantador e envolvente; o sorriso do Ariano é amplo e comunicativo; aquele que é de Touro transmite sorriso de cumplicidade; quem está sob o signo de Gêmeos tem sorriso animado; o signo de Câncer leva às pessoas um sorriso meigo e charmoso, com doçura e bondade; a pessoa do signo de Leão tem sorriso devastador e marcante; o Virginiano é contido e tímido no sorriso; para aquele de Libra o sorriso é velado, parecendo ser doce e calmo; já aquele de escorpião tem sorriso misterioso; Sagitário com sorriso contagiante; e o Capricorniano apresenta sorriso de fragilidade, delicadeza e determinação.

Então, como diz a música, “…sorria meu bem, sorria!…”

COISA DE POETA

Para encerrar, deixo para vocês um verso de Eno Theodoro Wanke: “Passarinho, tuas penas/ São por fora, te acolchoam./ Minhas penas – ai de mim! -/ São por dentro. Me magoam!”

ÁGUA PARA O BEM DE TODOS

A ação mais recente desenvolvida pela Companhia Rio-grandense de Saneamento, a Corsan, é digna dos maiores elogios. Trata-se do projeto de Parceria Público Privada (PPP) cujo objetivo é levar à sociedade a compreensão melhor sobre o ciclo da água e do esgotamento sanitário, alcançando à comunidade vivências de situações que a sensibilizem, de modo geral, ao uso adequado dos recursos hídricos, disseminando conhecimentos nos escolas, principalmente.

É uma parceria formada com a participação de diversas prefeituras da região metropolitana, sendo que o Executivo de Viamão, na semana passada teve o privilégio de ser o anfitrião de encontro que trouxe todas as municipalidades e, também, mais de 500 estudantes de diversas escolas daqueles municípios. A parceria inclui empresas privadas e, para o município de Viamão, é um privilégio ter como principal engajada no projeto a fazenda Quinta da Estância, com sede na Estância Grande, onde ocorreu  encontro oficial, e que é entidade mundialmente reconhecida pelas atividades ligadas à preservação ambiental, inclusive recebendo reconhecimento da ONU e de diversos órgãos do setor ecológico brasileiro.

Viamão está de parabéns e os dirigentes da Corsan podem estar certos que é daqui que partirão as principais e mais importantes ações objetivando alcançar as marcas estabelecidas pelo PPP.

Não é de agora que muito tem se discutido sobre medidas de preservação da água. O planeta Terra possui 97% de água salgada encontrada nos mares e oceanos, 2% formam as geleiras que são inacessíveis e somente 1% é de água doce que é para a sobrevivência do ser humano. Pois a cada dia esse pouquinho de água sofre ameaças, por falta de preservação. O ser humano não consegue viver sem água, ela é uma das principais fontes de vida, e é por isso que devemos ter consciência que esse bem precioso deve ser preservado. O nosso planeta possui uma pequena quantidade de água potável, ou seja, própria para o consumo, e os recursos hídricos vêm sendo degredados por diversos fatores, e um dos principais é a poluição ambiental.

E é na Quinta da Estância que, dentro do PPP, está incluída a missão de 3.300 alunos das escolas municipais que, através de formação, transformar-se-ão nos Embaixadores do Saneamento, que já está na segunda fase. Estes alunos, com certeza, pelas suas ações, garantirão a água potável para o futuro. E é importante que toda a sociedade esteja consciente disso e faça a sua parte.

A água, por ser um bem natural de uso coletivo, necessita ser preservada.

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759