Você está aqui: Home » Comunidade » Coleta de lixo: Sistema caxiense pode ser adotado

Coleta de lixo: Sistema caxiense pode ser adotado

O prefeito Alex Boscaini e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Selau, foram ao município de Caxias do Sul a fim de conhecer o modelo adotado pela Prefeitura daquela cidade na coleta seletiva. A ideia é montar o mesmo sistema, já reconhecido como eficaz, aqui em Viamão.

Caxias do Sul possui cerca de 400 mil habitantes e criou, sob a forma de uma autarquia, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), responsável pela coleta de lixo orgânico e seletivo. A implantação do sistema ocorreu em etapas. Foram adquiridos 500 contêineres, com dois compartimentos (verde e amarelo, para lixo seco e orgânico). Os equipamentos foram depositados na região central, com distância de 100 metros uns dos outros, totalizando, inicialmente, uma população de 80 mil habitantes beneficiados.  A coleta é feita diariamente com dois caminhões. Um retira o lixo e o outro faz a lavagem dos contêineres. Hoje, Caxias do Sul já está na terceira etapa do sistema, com 1.500 contêineres, atingindo 240 mil habitantes. O resíduo da coleta orgânica é levado para o aterro sanitário e o da coleta seletiva para as cooperativas de reciclagem da cidade. Nos bairros onde foram implantados, a cidade está mais limpa e as pessoas caminham no máximo 50 metros para depositar o lixo e não há mais problema dos cachorros rasgarem as sacolas pois o bocal de depósito do lixo é alto. Também não há dia e hora para descartar o lixo.

O prefeito Alex Boscaini mostrou-se bastante interessado no modelo adotado pelo município da serra. O secretário de Desenvolvimento Econômico fará um estudo para adequar o sistema à realidade do município.

 

 

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759