Você está aqui: Home » Capa » Copa de 2014: Viamão participa de seminário no Espírito Santo

Copa de 2014: Viamão participa de seminário no Espírito Santo

Viamão participa do Seminário de Centros de Treinamentos de SeleçõesO prefeito Alex Boscaini, o secretário de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte, e o proprietário do Eco resort Vila Ventura (foto capa), Samuel Silveira, participaram do Seminário Geral de Centros de Treinamentos de Seleções, no dia 30 de março, em Vitória, no Espírito Santo.

O evento foi organizado pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local (COL) e contou com a presença de representantes de todos os municípios candidatos a Centros de Treinamentos de Seleções (CTS) da Copa do Mundo de 2014. Os presentes ouviram palestras indicando quais características um município deve ter para ser um CTS.

Vinte e duas cidades são candidatas a CTS no Rio Grande do Sul; ao todo, 249 municípios serão avaliados pela Fifa em todo o Brasil. Aqueles que tiverem as condições exigidas pela Federação farão parte do catálogo de Centros de Treinamento – uma espécie de menu no qual as seleções escolherão onde ficarão hospedadas.

Entre as exigências da Fifa, está um hotel de três a cinco estrelas com academias, campo com as medidas oficiais da Copa do Mundo, distância máxima de uma hora entre o hotel e o aeroporto, entre outras. Boscaini destaca os benefícios gerados pelo torneio, caso Viamão seja confirmado como um centro de treinamento: “A Copa trará desenvolvimento em várias áreas, como o turismo receptivo, gastronomia, transporte etc, além de dar visibilidade internacional para Viamão. Nós também teremos que investir em infraestrutura e no desenvolvimento de mão de obra qualificada, especialmente na área do turismo”.

Ele ainda acrescenta que “o evento tem grande importância histórica, e deixaria um legado para o município”. Entre as obras de estrutura que devem ser realizadas, destacam-se a pavimentação da ERS 118 e a construção do shopping, que trarão qualidade no transporte e opções de lazer, respectivamente.

Estrutura completa é o ponto forte do Vila Ventura

Viamão participa do Seminário de Centros de Treinamentos de SeleçõesPara Silveira, Viamão tem grandes chances de ser um CTS. “Eu tenho a perspectiva de que nós teremos essa oportunidade ímpar de trazer visibilidade e desenvolvimento para o nosso município. O Vila Ventura tem um projeto completo, que visa proporcionar toda a estrutura para receber uma seleção”, disse. O empresário também destacou a importância do trabalho em conjunto com a administração pública, sempre visando o crescimento da cidade como consequência da Copa do Mundo.

Outro destaque do seminário foi a presença do ex-jogador e integrante do COL, José Roberto Gama de Oliveira (Bebeto). Ele compartilhou suas experiências vividas durante a copa de 1994, nos EUA, falando sobre o desenvolvimento que a Copa do Mundo traz para uma cidade.

Texto e foto 1: Dpt° Com. Social Prefa

Fotos: Arquivo CR

Edição: CR

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759