Você está aqui: Home » Capa » Delegacia da Mulher será instalada em novembro

Delegacia da Mulher será instalada em novembro

A Câmara Municipal de Viamão aprovou, na sessão de quinta-feira, 24 de outubro, o projeto de lei que autoriza o convênio entre o município e o Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, oportunizando a instalação, no município, da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher.

A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Matilde Brodt, lembrou que a instalação de uma delegacia especializada é uma reivindicação antiga das ativistas. “Desde 2005 estamos cobrando a instalação. Nosso município está em quarto lugar nas estatísticas de violência doméstica e contra a mulher. Muitas mulheres vão a Porto Alegre registrar ocorrências e agora teremos mais segurança e proteção”, afirmou Matilde.

A Delegada de Policia, que comandará a Delegacia da Mulher de Viamão, Andrea Magno, disse estar feliz com a decisão dos vereadores e que a instalação desta delegacia deverá mudar as relações entre a Polícia Civil e as vítimas de violência doméstica, que em sua grande maioria são mulheres. “De janeiro a setembro deste ano, as delegacias de Viamão registraram cerca de duas mil ocorrências deste tipo. É uma reivindicação antiga e a cidade só tem a ganhar com a nova delegacia, que vai intensificar o combate à violência contra a mulher”, afirmou Andrea.

Além da delegada Andréia Magno, a Delegacia da Mulher já conta equipe composta pela inspetora Teresinha Carivalli e a escrivã de polícia Patrícia Reis.

A vereadora de Viamão Eda Giendruczak destacou o compromisso da Casa com os assuntos pertinentes à defesa da mulher e que a instalação de uma delegacia especializada fará com que mais mulheres se sintam protegidas, ao denunciar seus agressores. “São muitos os casos registrados, mas muitos outros não aparecem nas estatísticas porque ficam escondidos dentro dos lares, no silêncio das famílias. Muitas mulheres se sentirão encorajadas a denunciar a violência que sofrem dentro de casa, nos ambientes de trabalho, nas suas relações pessoais. Mas não é uma conquista apenas para as mulheres viamonenses, mas para toda a nossa comunidade, porque a violência contra a mulher tem que ser erradicada da nossa sociedade, seja através do esclarecimento, seja através da punição dos agressores”, concluiu Eda.

A proposição foi acatada por unanimidade e a nova delegacia será instalada, já em novembro, provisoriamente, junto ao Pronto Atendimento Social 24 Horas, na Avenida Senador Salgado Filho, 9214, (ERS-040), na parada 55. Até abril de 2014, a Delegacia da Mulher deverá funcionar, de forma definitiva, no prédio do antigo Fórum, no Largo Antônio Curtis Giordani, no centro da cidade, onde também será instalada a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Viamão (DPPA).

 

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759