Você está aqui: Home » Capa » Desfile Farroupilha marca a tradição em Viamão

Desfile Farroupilha marca a tradição em Viamão

Depois das fortes chuvas que trouxeram problemas para Viamão, um dia de sol abrilhantou o desfile Farroupilha pela principal avenida do Centro. A data que comemora os 177 anos da Revolução Farroupilha, 20 de Setembro, foi comemorada com louvor.

A abertura do evento ficou por conta da União Tradicionalista Viamonense (UTV), que agregou vários piquetes fazendo  apresentações de danças. Logo em seguida, os cavaleiros da entidade trouxeram as bandeiras e a Chama Crioula, dando início ao desfile. O Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar foi o primeiro a passar pela avenida. Depois vieram os carros alegóricos, a cavalaria, as prendas e os peões. Estreando  na avenida estava Tauani Lopes, sete meses, usando o seu primeiro vestido de prenda. No colo do pai, Damilton Lopes, e junto da mãe, Solange Chagas, e do irmão, Luis Carlos Lopes, a prendinha observava o ritual do qual irá compartilhar por muitos anos. A bela garotinha já faz parte do CTG Capão da Porteira e desfilou a rigor em um dos carros alegóricos que compunha as apresentações do CTG.

Já o CTG Setembrina dos Farrapos trouxe para a avenida a encenação dos Mascates Farroupilhas. De um camarim móvel improvisado os atores saíam e encenavam uma batalha, onde os mascates roubavam a mercadoria dos vendedores e ofereciam à população. O prefeito Alex Boscaini lembrou que Viamão fez parte da Revolução Farroupilha e abrigou as tropas de Bento Gonçalves. “Fomos a segunda Capital do Estado. Lutamos na Revolução e temos orgulho de sermos gaúchos.”

A presidente da UTV, Iliete Miranda, agradeceu a parceria de todos os CTGs e piquetes que contribuíram para o sucesso do evento. Também estiveram prestigiando o Desfile Farroupilha, no palanque oficial, o comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ribeiro Paz, o secretário de Educação, Gilnei Leite, o chefe de Gabinete, Cleonir Truylio, e a Rainha do Município de Viamão, Vitória Urbim.

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 137, sala 206 - Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 3485-1313.