Você está aqui: Home » Capa » Biblioteca itinerante do SESC no centro da cidade

Biblioteca itinerante do SESC no centro da cidade

Com o objetivo de incentivar a leitura, um projeto do SESC está levando os livros para perto das comunidades da região metropolitana de Porto Alegre. Em Viamão, a unidade móvel do BiblioSesc’s está instalada no dia de hoje, terça-feira, 3, no largo Cônego Bernardo Machado (praça Matriz). A próxima visita da biblioteca itinerante ocorre dia 12 na Santa Isabel.

Biblioteca Sesc em ViamãoEstudante do 2° ano do Ensino Médio, Karina Cardoso, 18 anos, utiliza a biblioteca para preparar-se para o vestibular: “Vim buscar o livro O Cortiço que é uma das leituras obrigatórias da Ufrgs. É um benefício e tanto a cultura. Viamão não tem uma biblioteca adequada, com essa variedade e qualidade de livros”, disse a aluna da Escola Estadual Farroupilha, fazendo referência a famosa obra do escrito Aluísio de Azevedo.

Visitando o centro da cidade desde setembro do ano passado, a biblioteca possui um cadastro de 70 viamonenses. Os interessados em fazer a locação dos livros devem comparem à unidade munidos de CPF, RG, comprovante de residência ou cartão Sesc, caso seja associado.

Frequentadora assídua da unidade, Sara Silva Santos, moradora do centro, salienta que a família inteira usufrui doBiblioteca Sesc em Viamão incentivo do Sesc à leitura. Conforme seu filho, Leonardo Longaray dos Santos, 10 anos, as obras ilustradas são os que mais despertam a atenção: “Abro o livro e escolho o que levarei pelos desenhos. Ler com desenhos ao lado é muito mais divertido”, conta o aluno do Colégio Adventista de Viamão.

Movimento intenso

Responsável pelo atendimento na unidade, a auxiliar de biblioteca Cíntia Ferri destaca que o projeto contempla 52 caminhões em todo o país, sendo três deles, na região metropolitana de Porto Alegre.

Biblioteca Sesc em Viamão“Na Santa Isabel o projeto ainda está iniciando, mas aqui no centro, o movimento é bem grande. Não tem um dia sequer que não efetuemos ao menos um cadastro novo. É um processo natural, aos poucos as pessoas vão conhecendo e passam a frequentar a unidade”, disse.

Saiba mais

  • Cada usuário pode levar para casa dois exemplares por dia, devendo efetuar a devolução na próxima visita da unidade. A BiblioSesc’s estará novamente no centro de Viamão no dia 17 de abril;
  • Além de Viamão, neste mês os municípios de Guaíba, Gravataí, Alvorada, Canoas, e bairros de Porto Alegre recebem as visitas das três unidades.
  • A unidade funciona das 10 às 13h e das 14h às 17h.

Fotos: Saul Teixeira

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759