Você está aqui: Home » Capa » Viamão no dia mundial de conscientização do autismo

Viamão no dia mundial de conscientização do autismo

por SAUL TEIXEIRA

Amanhã, 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma campanha da ONU (Organização das Nações Unidas), visando reduzir o preconceito e a desinformação acerca da disfunção. Para isso, diversas atividades e movimentos serão desenvolvidos em todo o país.

É a primeira vez que o Brasil se engaja ao movimento que tem como cor oficial o azul. Desta forma, vários pontos turísticos e prédios públicos serão enfeitados e iluminados desta cor, como Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e o prédio do Senado Federal, em Brasília, por intervenção do senador Paulo Paim (PT/RS). Em Viamão, o Sindicato dos Comerciários da cidade trocou sua iluminação para lâmpadas azuis no período de  28 de março a 3 de abril, em alusão à data (na foto abaixo, o prédio da Intersindical e do SEC).

O presidente do SEC/Viamão, Paulo Ferreira, justificou à adesão ao movimento: “Fomos procurados por pais que possuem filhos portadores e resolvemos encabeçar a campanha na cidade. Viamão precisa criar uma associação, uma escola voltada a eles. As entidades civis, a população e a prefeitura precisam abraçar a causa. O SEC esta dando apenas o primeiro passo”, disse.

A nível estadual foi criado o “Movimento Autismo & Vida” que tem como proposta garantir bem-estar às pessoas incluídas no espectro autista, sejam elas portadoras de Autismo, Síndrome de Asperger ou Transtorno Invasivo de Desenvolvimento Não-especificado. O objetivo, ainda, é proporcionar o conhecimento necessário ao tratamento e aumento da qualidade de vida dos portadores.

Em toda a região metropolitana, diversos pontos foram iluminados, como a praça do Avião, em Canoas, a Torre da Usina do Gasômetro, na capital (hoje e amanhã) e, a Praça Central de Montenegro. Além disso, ao longo do final de semana, o Brique da Redenção e a Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, receberão atividades. Mais informações pelo endereço: http://autismoevida.blogspot.com/

Saiba mais

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente – segundo as normas que regulam essas respostas). Não há dados oficiais, mas se estima que em nosso país existam pelo menos 2 milhões de pessoas dentro do espectro autista, em seus mais diversos graus.

 

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759