Você está aqui: Home » Comunidade » Festa para abertura da 3ª Colheita do Caqui

Festa para abertura da 3ª Colheita do Caqui

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Seagri) está preparando uma grande festa para a abertura da 3ª Colheita do Caqui, que acontecerá dia 16 próximo, às 10 horas, na propriedade de Cleuzo Ferreira, situada na estrada Costa do Oveiro, em Itapuã.  Serão apresentadas técnicas de colheitas e identificação da qualidade dos frutos, além da degustação. Às 8h30 sairá um ônibus da Intersindical, na rua Jorge Kallil Flores, com previsão de retorno às 15 horas. Ao meio-dia será oferecido um almoço ao custo de R$ 7,00.

A estimativa de produção para este ano é de 350 toneladas da fruta. O cultivo do caqui iniciou no município em 2006, com a participação de 16 produtores, numa área de 30 hectares. Junto ao caqui também foi iniciado o cultivo de outras frutas, como ameixa, pêssego, goiaba, figo, uva, manga, citrus e noz pecã, mas em menor proporção. O caqui representa 80% do total das frutas produzidas.

O Programa Municipal de Fruticultura foi uma das alternativas apresentadas aos produtores pela Seagri e Emater para diversificar a produção primária local. Na época, foi feito um estudo elaborado do tipo de cultura propícia ao solo e clima de Viamão e construído o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Área Rural. Hoje já são 50 produtores engajados no processo e 70 hectares de área plantada. A estimativa é que esse número cresça ainda mais.

A Seagri oferece gratuitamente aos produtores o preparo de solo e um frete de adubo orgânico no pré-plantio, gerenciamento da compra coletiva de mudas e assessoria técnica nos pomares.

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759