Noite para celebrar a solidariedade
Vereadores homenagearam personalidades que se destacam pelas ações de solidariedade e carinho ao próximo. Título de Cidadã Viamonense concedido a Satut Allem da Veiga foi o ponto alto das homenagens
Nesta semana, a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Viamão concentrou as homenagens dos parlamentares a personalidades locais que, de uma forma ou outra, têm contribuído com a comunidade viamonense através de ações solidárias e trabalhos assistenciais. Desta maneira foram entregues moções de parabenização e aplauso e concedido um título de Cidadão Viamonense à Satut Allem da Veiga, professora aposentada e ex-vereadora do município.
O autor da proposta, vereador Nadim Harfouche (PP) justificou a homenagem: “É um exemplo de perseverança e de carinho com o próximo. Fundou diversas entidades em nosso município com o objetivo de oferecer conforto espiritual e material aos mais necessitados. Por todo o seu envolvimento e pelo carinho que todos têm pela sua pessoa, oferecemos este título de cidadão viamonense à professora Satut”, explicou.
Emocionada, a professora Satut agradeceu a sincera homenagem de Nadim e dos vereadores e pediu que o parlamento municipal preste mais atenção para as pessoas necessitadas e carentes de Viamão e que auxiliem as entidades que realizam um trabalho comunitário digno. “Olhem para os mais necessitados. Minha vida toda foi dirigida a fazer o bem a quem precisa de uma mão amiga. Foi o que me motivou na fundação da Apae de nosso município e de tantas outras entidades que ajudei a fundar em Viamão. Agradeço a cada um de vocês por esta homenagem”, concluiu Satut.
Ana Maria e o Natal das crianças da Florença
Quem também foi homenageada durante a sessão foi a moradora da Vila Florença, Ana Maria Silva Vieira que há 51 anos organiza festas para as crianças carentes da sua região, nas principais datas do ano, como Natal, Páscoa e Dia das Crianças. “A Dona Ana não mede esforços e há cinco décadas faz o possível e o impossível, com a ajuda de colaboradores, as festas em prol das nossas crianças. Se existissem mais mulheres como ela, seríamos uma cidade abençoada”, definiu Valdir Jorge Elias, o Russinho (PMDB), autor da moção de parabenização.
Enfrentando problemas de visão, que não lhe permitem mais enxergar, Ana Maria disse que é uma honra receber a homenagem, mas que nunca pensou em receber nada em troca pela suas ações em benefício das crianças. “Faço por amor a estes meninos e meninas, e o que me alegra é ver que crianças que já participaram das nossas festas hoje, adultos, voltam para auxiliar, colaborando com nosso trabalho”, afirmou.
40 anos da Obra Social Índio Jari
Em nome da Obra Social Índio Jarí as coordenadoras da entidade, Julieta Lobato e Darci Maria Lopes, receberam das mãos do vereador Zilmar Rocha (PT) a moção de parabenização e aplauso pelos 40 anos de funcionamento da instituição que atua na região do Parque Índio Jarí na grande Santa Isabel. “Em nome dos vereadores parabenizo estas duas grandes batalhadoras e todos os integrantes da Obra Social que realiza um belo trabalho. A realidade daquela região seria muito pior sem o trabalho voluntário que estas pessoas realizam”, reconheceu Zilmar.
Darci Maria Lopes agradeceu a homenagem e afirmou que se não fosse o empenho e o auxilio de diversas pessoas e entidades nestes 40 anos, talvez o trabalho não vingasse. “Muitas vezes pensamos em desistir, mas a força de vontade e o prazer de fazer o bem nos motivaram ainda mais e sustentaram a nossa entidade. Agradeço aos vereadores em nome dos nossos colaboradores e das gerações que passaram pela nossa Obra Social”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Viamão