Você está aqui: Home » Capa » A Coman apresenta balanço dos trabalhos realizados em 2017

A Coman apresenta balanço dos trabalhos realizados em 2017

A Secretaria de Meio Ambiente, através da Coordenação de atenção aos animais – Coman – realizou um balanço das ações realizadas no ano de 2017. O destaque dos trabalhos feitos pelo setor foram as castrações de animais: os que são doados na feira ainda filhotes, em tempo são castrados gratuitamente pela prefeitura em clínica licitada. Assim como o Projeto “A Coman em seu Bairro”, que iniciou as atividades no dia 8 de junho, e promoveu castrações gratuitas de cães e gatos de pessoas de baixa renda, identificadas através de escolas, onde diversas famílias foram contempladas. Juntos, estas duas iniciativas atingiram a marca de 1.200 castrações, evitando o nascimentos de milhares de animais.

O Projeto da Feira de Doação de Animais que acontece todas as quartas-feiras e aos sábados, já doou mais de 1.600 animais. Todos provenientes de situação de abandono, atropelados e machucados das mais variadas formas, são recolhidos por protetores(as), tratados pela prefeitura, castrados e, logo depois, doados.

Desde sua criação, em fevereiro de 2015, a Coman já realizou mais de mil vistorias vindas de denúncias de maus tratos e abandonos, pelos canais oficiais da prefeitura. O projeto também atua em escolas, sendo que até a presente data já contemplou aproximadamente 2.600 alunos da rede municipal, estadual e particular, com o projeto “Nossos Amigos os Animais”, levando palestras sobre posse responsável e identificação de maus tratos, que hoje são multiplicadores nomeados como “Tropa de Elite Mirim de Atenção aos Animais”. coordenador da Coman, Ângelo Oliveira, declara que, como professor por formação, acredita muito nas palestras e no trabalho realizado pela Coman, para o benefício dos animais e das pessoas do município de Viamão.

No próximo ano a SMAA, através da Coman, implantará mais projetos. Um deles diz respeito aos maus tratos de cavalos, com previsão de multas e apreensões. O outro, já previsto para janeiro, prevê consultas veterinárias para cães e gatos, às quartas-feiras, no ônibus da Feira de Doação. Estas consultas – no máximo duas por munícipes – deverão ser agendadas na Secretaria de Meio Ambiente. Esta que também aumentará o número de castrações em cães e gatos machos, que serão feitas nas instalações veterinárias da prefeitura e entregues no mesmo dia, em parceria com a SMA/CCZ, através de inscrições realizadas também na SMAA.

A SMMA/COMAN, está empenhada em conscientizar a população para posse responsável. Neste sentido, direciona os projetos de castração, consultas, educação ambiental (palestras), e tantos outros trabalhos, aos pets abandonados e às pessoas mais carentes. O secretário de meio ambiente, Gilberto Fraga, ressalta que as atividades da Coman são de grande importância para o Município de Viamão, que possui uma grande demanda para atendimento de animais, principalmente de pequeno porte.

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759