Você está aqui: Home » Capa » A partir de abril, todos devem ter o Cartão SUS

A partir de abril, todos devem ter o Cartão SUS

secretaria da saúde viamãoA partir do mês de abril deste ano, todos deverão ter o Cartão Nacional de Saúde, ou Cartão do SUS, inclusive aqueles que tiverem convênio particular. A decisão partiu do Ministério da Saúde, a partir da Portaria nº 940/2011, prorrogada até o próximo mês. Com a medida, o governo busca ter o controle da situação do país em termos de saúde, como o número de pessoas que utiliza o SUS e o número de pessoas que possui convênio particular.

Para fazer a confecção do cartão, é necessário comparecer até a Unidade de Referência em Saúde (URS) São Lucas (foto) ou na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no espaço onde está sendo realizada a marcação de consultas especializadas. O paciente deve ter em mãos o documento de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de residência. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não será aceita como documento de identidade.

Empresas com grande número de funcionários poderão agendar a confecção do cartão no seu espaço pelo telefone (51) 3054.7507. “Estamos disponibilizando alguém da secretaria para ir até o local realizar esse procedimento. A medida vai tornar o trabalho mais ágil e mais pessoas terão o Cartão SUS até abril”, explica a secretária municipal de Saúde, Indianara Franco.

Além disso, ela ainda ressalta que mesmo as pessoas que possuem convênio particular deverão apresentar o Cartão SUS no momento de marcarem ou realizarem uma consulta. “É importante que todos tenham o instrumento na sua carteira, em casos de acidentes”, encerra.

Texto: Dept° Com. Social Prefa Viamão

Foto: http://commons.wikimedia.org

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759