Você está aqui: Home » Capa » Ações de Saúde – Hospital de Viamão

Ações de Saúde – Hospital de Viamão

Ações de Saúde – Hospital de Viamão

Ainda sobre o diabetes devemos salientar que tanto o tipo 1, como o tipo 2 (referidos na semana passada) resultam nas mesmas complicações e essas podem nos roubar muito da qualidade de vida, já que são evoluções evitáveis de uma doença crônica.

Há poucos dias fomos questionados sobre cuidados especiais que devem ser tomados com o paciente diabético e nos referimos sobre a necessidade de manter o controle dos índices de açúcar no sangue evitando, assim, lesões da circulação periférica e mantendo uma saúde maior para todos os pacientes que são acometidos por esta moléstia.

Quando falamos de deficiências circulatórias, nos referimos sobre dificuldades de cicatrização de feridas, onde o mais importante é evitar que pessoas diabéticas, principalmente com idade avançada, venham a ter algum tipo de ferimento, principalmente nos pés, já que estas feridas não cicatrizam, aumentam, pois a irrigação sanguínea é inadequada e vão levando à destruição dos tecidos da pele sadia ao redor, podendo, em alguns casos, chegar a ser necessária amputação de extremidades dos membros inferiores e até mesmo de toda a perna.

O objetivo aqui não é gerar medo, mas sim saber que ao conviver com a doença devemos nos prevenir de ferimentos das extremidades dos membros inferiores, as vezes até uma bolha no pé, causada por um sapato apertado, que pode motivar isso. A prevenção aí é fundamental, buscando proteger os pés e evitar feridas.

Outras complicações são a cegueira e os distúrbios metabólicos. Portanto, ao se ter o diagnóstico de diabetes devemos ter a conduta de prevenir complicações.

Semana que vem tem mais. (Diretoria Administrativa da FUC Hospital de Viamão)

 

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759