Você está aqui: Home » Capa » Ações de Saúde – Hospital de Viamão

Ações de Saúde – Hospital de Viamão

Ações de Saúde – Hospital de Viamão

Quero continuar falando sobre os nossos descuidos, ou relaxamento, que acarretam em condições clínicas de maior gravidade. É muito comum termos pequenos acidentes domésticos que provocam pequenos ferimentos, principalmente em pés e mãos, e que são tratados de forma muito equivocada. Lembro de um caso onde um paciente chegou na emergência do hospital após ter cortado o pé com a lâmina da enxada e havia feito um curativo com panos que tinha em casa porém, nos relatou, que antes havia urinado no ferimento. Um colega mais jovem achou aquilo um horror e eu cheguei a dizer que, pelo menos, ele havia lavado o ferimento. Parece loucura mas é verdadeiro, pois muitos colocam café, açúcar, cataplasmas com esterco de animais ou outras loucuras muito maiores, que levam à contaminação do ferimento que tornam-se infecções graves, podendo levar a quadros clínicos que necessitam cirurgias maiores e até mesmo algumas amputações. Isso quando não desencadeiam uma septicemia (infecção generalizada) e morte.

A primeira e maior orientação para os ferimentos domésticos é lavar exaustivamente com água corrente e usar um curativo com gaze esterilizada, de preferência procurando a seguir o atendimento médico.

Para aqueles que vão ficando em casa deixamos a dica: lavar bem todos os dias e colocar gaze. (Diretoria Administrativa FUC Hospital Viamão)

 

 

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759