Você está aqui: Home » Capa » Aluna de Viamão é confirmada com o vírus H1N1

Aluna de Viamão é confirmada com o vírus H1N1

Aluna de Viamão é confirmada com o vírus H1N1  A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) divulgou na manhã desta quarta-feira, hoje, 13, o primeiro caso de Influenza H1N1 deste ano na capital. Trata-se de uma menina de 12 anos, pneumopata (com doenças nos pulmões), que está internada na UTI, em ventilação mecânica.

Ela não foi vacinada e é residente em Porto Alegre e frequenta uma escola de Viamão. Alegando a “preservação da aluna”, a secretaria não divulgou a escola nem o nome da estudante.

O  coordenador da Vigilância em Saúde, Anderson Lima, lembra que esta é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1),  transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Para o enfrentamento à doença, já foram vacinadas no Estado 1,5 milhão de pessoas dos grupos prioritários, o que corresponde a 78,12% de cobertura. A campanha encerra nesta quarta-feira, 13,  mas a Secretaria Estadual de Saúde  (SES) orienta os municípios que ainda não atingiram a meta de 80% que mantenham a vacinação dos grupos prioritários. A rede de saúde também conta com medicamento antiviral para o tratamento dos casos suspeitos.

Saiba mais

Neste ano, foram registrados oito casos de gripe A, sendo que o primeiro óbito foi confirmado nesta manhã, pela SES na manhã e hoje, 13 de junho. A vítima é uma mulher de 34 anos de São Miguel das Missões.

Medidas de prevenção:

– Higienizar as mãos com frequência;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
– Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
– Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes
com aglomeração;
– Ventilar os ambientes.

Fonte: SES e SMS (Porto Alegre)

Edição: CR

Foto: destrambelhados.com

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759