Você está aqui: Home » Capa » Atendimento aos usuários de drogas em Viamão

Atendimento aos usuários de drogas em Viamão

Com o objetivo de discutir estratégias e ações da rede intersetorial de atendimento para as pessoas que fazem uso de drogas em Viamão, foi realizado no mês de novembro o Seminário de Supervisões do Projeto REDES. O evento reuniu profissionais das Políticas Públicas Integradas, que conta com profissionais das áreas de Educação, Saúde e da Assistência Social, além de representantes do controle social – que estão envolvidos em ações de prevenção, cuidado ou acesso a direitos. O Seminário é fruto do Projeto Redes, do Ministério Justiça/MJ, através da SENAD – Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, no qual Viamão aderiu em março deste ano.

O seminário teve como tema “Articulando as Redes de Atenção para Garantia de Acesso”. Durante o encontro, foram apresentadas diferentes temáticas, com a finalidade de qualificar  os profissionais envolvidos no cuidado e no acesso aos direitos pelas pessoas que fazem uso de  álcool e outras drogas. Os temas apresentados foram: Redução de Danos; Política de Atenção às Pessoas em Situação de Rua; Redes e Intersetorialidade; IST/DST/AIDS (infecções sexualmente transmissíveis, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS); Interfaces de Vulnerabilidade; Linha de Cuidado em Álcool e Drogas e Uso de Álcool e Drogas na Infância e Adolescência.

O seminário contou na mesa de abertura com a participação do prefeito de Viamão Valdir Bonatto; da secretaria de Saúde, Sandra Sperotto; da diretora-geral da Educação, Nazaré Carvalho; e da representante da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Carla Cinara. Em sua fala, Bonatto explicou a importância do Seminário, no alinhamento dos trabalhos das secretarias municipais. “Que possamos cada vez mais melhorar as nossas ações e atitudes no cuidado com as pessoas. Momentos como este são importantes para que possamos entender melhor e qualificar as respostas de redução ao uso de drogas em nossa cidade”, disse o prefeito.

Participaram do evento como palestrantes, o representante do Departamento Nacional de IST/DST/AIDS e Hepatites Virais, Ivo Brito; a coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS de Viamão, Letícia Ikeda; as psicólogas e supervisoras do Projeto Redes, Carmem Oliveira e Károl Veiga; o Redutor de Danos em Álcool e Drogas e Supervisor do Projeto Redes, Carlos Guarnieri; e a articuladora local do Projeto Redes- SENAD/FIOCRUZ, Solange Setta.

 

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759