Você está aqui: Home » Capa » Campanha de vacinação é prorrogada no RS

Campanha de vacinação é prorrogada no RS

Vacinação contra a gripe terminaria hoje,  mas prazo foi prorrogada até 13 de junho . Idosos, crianças, gestantes e profissionais da saúde são os focos da iniciativa

VacinaA campanha nacional de vacinação contra a gripe iniciada dia 5 de maio terminaria nesta sexta-feira, hoje (1°), mas foi prorrogada até o próximo dia 13 de junho em todo o Estado.

O novo prazo se justifica pelo fato dos gaúchos não terem atingindo a meta de vacinar 80% do público-alvo: idosos a partir dos 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer fase da gravidez e povos indígenas.

Até agora, foram vacinadas 20,6 milhões de pessoas em todo o país, o que representa 68,34 dos 30,1 milhões de pessoas do grupo prioritário. Em Viamão, a vacinação ocorre em todas as unidades de saúde do município, das 8h às 17h.

A vacina proporciona impacto direto na diminuição dos casos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias, das internações hospitalares e da mortalidade. A vacina é segura e protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul no ano anterior, entre eles o da influenza A (H1N1).

Até agora, em todo o Estado apenas 45% da população já foi vacinada. Em Viamão, a expectativa é superar o número de vacinados do ano passado, que foi de mais de 26 mil pessoas. “A campanha é muito importante, especialmente porque a população, foco da ação, tem uma imunidade mais baixa à gripe”, destaca a secretária municipal da saúde, Indianara Franco.

Saiba mais

  • A vacina contra a gripe é a melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências;
  • Entre os adultos saudáveis, a vacina pode prevenir entre 70% e 90% de casos de gripe;
  • Entre idosos, reduz as doenças graves e complicações em até 60%, e as mortes em 80%;
  • A vacinação pode reduzir ainda entre 32% e 45% as hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade.
* Na foto: A presidente da Abrasus (Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde), Terezinha Borges, recebe a vacina de Viviane Paz setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Saul Teixeira

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759