Você está aqui: Home » Capa » CESI Multicentro promove debate sobre a Saúde

CESI Multicentro promove debate sobre a Saúde

CESI Multicentro promove debate sobre a Saúde  Observando os aspectos referentes a atual realidade e a visível necessidade de valorização e priorização da Saúde no município, o CESI Multicentro, na Viamópolis, realizou encontro na última quarta-feira, 25 de abril.

O evento reuniu número significativo de convidados, membros da comunidade, dentre eles médicos, dentistas, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais ligados à área da Saúde, além de membros do Conselho Municipal de Saúde e outros interessados nos assunto. Houve um amplo debate com o intuito de discutir alternativas para a qualificação da Saúde municipal.

Na oportunidade, comandou o evento o professor Valdir Bonatto, diretor-executivo do Grupo CESI que, na abertura, justificou: “Vê-se a necessidade da sociedade buscar alternativas exequíveis que num primeiro momento resgatem a capacidade de atendimento básico nos postos e hospitais do município e posteriormente, com uma visão estratégica de médio e longo prazo, possa se traçar metas e estratégias para alcançá-las. Também é consenso que a profissionalização da administração do setor, dando voz a quem realmente entende do assunto é essencial, destacou.

“Então, nos propomos a iniciar esse debate e a construção do conceito de que a Saúde pode e deve ser prioridade para aCesi Multicentro Palestra administração municipal, indiferente de quem seja o prefeito ou de qual seja seu partido político. Precisamos ter ciência de que estamos tratando da Saúde e da vida das pessoas e o desenvolvimento do município também depende disso. Ninguém melhor do que quem faz Saúde no nosso município para apresentar alternativas para mudarmos essa dura realidade e é com esse intuito que estamos promovendo esse debate”, completou o professor Bonatto.

Saiba mais

Rotineiramente vemos nos meios de comunicação e nos relatos de cidadãos, que a Saúde no município de Viamão encontra-se em estado crítico. Os postos de saúde parecem esquecidos pelo poder público, faltam profissionais e até mesmo medicamentos simples, fazendo com que a população necessite buscar atendimento a suas enfermidades em cidades vizinhas, até mesmo em casos tidos como de baixa complexidade, que seriam facilmente resolvidos com o mínimo de estrutura.

Cesi Multicentro PalestraAo mesmo tempo, o IDSUS, índice criado para medir a qualidade do atendimento do sistema de saúde em todo o Brasil, que mensura o acesso e a efetividade dos atendimentos clínicos do sistema público de saúde evidenciam que Viamão é uma das 50 piores no estado do Rio Grande do Sul, atrás de cidades vizinhas como Alvorada, Cachoeirinha e Gravataí, que têm as mesmas características do nosso município.

Esses dados alarmantes, publicados pelo Ministério da Saúde, juntamente com os casos narrados diariamente nos postos de saúde, no hospital e nos meios de comunicação evidenciam que deve haver melhorias na saúde no município, já que esta é uma necessidade básica.

Fonte: Assessoria Multicentro/Cesi

Edição: CR

Foto/capa: Saul Teixeira

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 137, sala 206 - Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 3485-1313.