Você está aqui: Home » Capa » Dengue será “disciplina” nas escolas

Dengue será “disciplina” nas escolas

Vereador Armando Azambuja defende estudos com aulas e atividades nas escolas

A dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública. O controle da reprodução do Aedes aegypti, causador da doença, é uma tarefa difícil, já que seus ovos são resistentes e sobrevivem por vários meses. Com a finalidade de combater o mosquito e educar a população viamonense, o vereador Luís Armando Azambuja (PT) apresentou na Câmara projeto de lei que prevê uma campanha permanente com estudos sobre a conscientização e orientação de combate e prevenção à dengue, nas escolas da rede pública municipal de Viamão.

A ação educativa do projeto consiste em informar aos alunos, com estudos que abordam temáticas do enfoque, através palestras, aulas e atividades diversas, alertando da importância da prevenção à dengue, os riscos e conscientização a respeito da necessidade do combate ao foco do mosquito Aedes aegypti durante todo o ano. Com isso, os alunos tornam-se orientadores do assunto em seus lares e comunidades. “A cons-cientização deverá envolver estudantes, professores e servidores das escolas e pode funcionar como garantia de que as lições serão levadas para suas residências, criando uma união da educação com a saúde, servindo de um atalho em direção ao combate dos focos do mosquito transmissor, além de incentivar os cidadãos a bem receber os agentes de controle de endemias nas visitas às suas casas”, ressaltou o vereador Armando Azambuja (foto).

Para o vereador, por mais que os órgãos públicos ajam, é necessária a ajuda de todos. Precisamos reforçar essa ação, com mecanismos que possam mobilizar a sociedade pois, sem ela, não há como controlar a incidência da doença. “Os jovens e adolescentes conseguem mudar opiniões e práticas em casa. Essa junção de educação e saúde será fundamental e contribuirá para a formação de uma sociedade-cidadã. Apostamos nesse projeto para conquistar o engajamento de todos na campanha contra a dengue em Viamão”, completou Armando Azembuja.

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759