Você está aqui: Home » Capa » Fórum de Saúde Mental conclui atividades em 2012

Fórum de Saúde Mental conclui atividades em 2012

Fórum de Saúde Mental discute rede intersetorial  Ao longo do ano, o Fórum de Saúde Mental se reúne para discutir políticas com a rede intersetorial. De acordo com a coordenadora da Saúde Mental do município, a psicóloga Carla Leão, toda a rede pode ser responsável para identificar se uma pessoa está passando por transtornos mentais. “Os casos leves podem ser atendidos pela rede e os graves, encaminhados aos CAPS”, aconselha a coordenadora.

Pela rede intersetorial, entende-se: Ministério Público, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Estadual de Educação, Instituto de Cardiologia Hospital de Viamão, Fundação Getúlio Vargas – Hospital Getúlio Vargas, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Secretaria Municipal de Saúde.

“Todos podem escutar ou identificar uma situação. Não é necessário ser um psiquiatra ou um psicólogo para saber se a pessoa está passando por transtornos. Temos que tratar o sujeito como um todo. Fazer a prevenção quando o transtorno é inicial, é mais fácil. Para que fazer o sujeito sofrer durante anos para que o caso seja agravado e aí sim ser tratado nos CAPS? Temos que ter um olhar holístico”, explica Carla, buscando apoio para a prevenção da doença.

A cada encontro são agregados mais setores da sociedade para que todos possam colaborar com a prevenção da saúde mental. Este, foi o último encontro do ano. Carla sabe que a caminhada ainda é lenta, mas tem esperança que a sua sementinha plantada ainda cresça e se espalhe por todo o município.

Fonte: Dept° Com. Social Prefa. Viamão

Edição: CR

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759