Você está aqui: Home » Capa » Hospital filantrópico na Tarumã

Hospital filantrópico na Tarumã

Um projeto da Fundação Espírita Bezerra de Menezes, com sede na vila Cecília, pretende construir um Hospital Filantrópico na região de Tarumã, em Viamão. A proposta foi apresentada ao prefeito Alex Boscaini na tarde desta quarta-feira, 20 de março, pelo mentor da iniciativa, Elmo Fraga.

A previsão é que sejam construídos 100 leitos, que primeiramente atenderão casos psiquiátricos e dependentes químicos. No futuro, a intenção é ofertar, ainda, as especialidades de Angiologia, Ancologia e Cardiologia. Para tanto, a Clínica Santa Catarina, situada na RS 118, é parceira da iniciativa e inicialmente, garantirá o quadro profissional para o espaço.

Hospital filantrópico na TarumãSegundo Fraga, 65 anos, presidente da fundação situada no Jardim Schöenwald, o projeto teve origem em 1998, mas devido a lei da Filantropia, que impede o auxílio federal a causas religiosas, o processo tornou-se inviável: “Agora estamos retomando o trabalho. Nossa fundação conta com cerca de 32 mil associados e nossa intenção é aumentar o quadro para 70 mil. É a partir deles que conseguiremos realizar o nosso sonho”, destaca ele que é advogado e Juiz de Paz.

O projeto está orçado em 1 milhão e 700 mil reais, sendo que o Hospital Espírita será construído em uma área de 2. 100 m² já adquirida por Elmo, na rua João Vale Dias, 1470, em frente ao lago Tarumã. No encontro ocorrido no gabinete da prefeitura, esteve presente, ainda, a representante do Diretor de Turismo de Viamão, Cecília Silva.

Prefeitura apoia iniciativa

Diante do relato do mentor Elmo Fraga, que garantiu recursos próprios para a construção do hospital, o prefeito Alex Boscaini, observou: “Se o projeto estiver de acordo com a legislação municipal e federal, terá nosso apoio. Para isso, colocamos à disposição o gabinete e a Secretaria de Desenvolvimento para auxiliar”, disse o mandatário.

Segundo Fraga, o projeto em sendo acompanhado pela Promotoria de Viamão, sendo que no próximo dia 27 de março,Hospital filantrópico na Tarumã  - Elmo Fraga ocorrerá nova reunião com a justiça para definir as futuras diretrizes: “Toda a proposta está dentro da lei. Nossa intenção é começar as obras no próximo dia 29 de agosto, aniversário de Bezerra de Menezes. Se tudo der certo, no início de 2014 estaremos inaugurando a casa”, completou.

Saiba mais

  • Conforme o projeto, o Hospital terá Espírita terá parceria com um laboratório ligado a UFRGS (Universidade Luterana do Brasil) que realizará pesquisas tendo o local como objeto de análise.

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759