Você está aqui: Home » Capa » Inaugurado Pronto Atendimento 24h em Viamão

Inaugurado Pronto Atendimento 24h em Viamão

Situado na parada 44, unidade funcionará com sistema de classificação de risco. Previsão é que cerca de seis mil pessoas sejam atendidas por mês 

PA ViamãoA partir desta segunda-feira, 4 de junho, a população vai contar com o Pronto Atendimento 24 horas, que vai oferecer assistência adulto e infantil aos usuários. O anúncio foi feito pelo prefeito Alex Boscaini na tarde desta sexta-feira, 1º de junho.

>>>> Logo depois, teve o ato de assinatura do contrato com a Fundação Hospitalar Municipal Getúlio Vargas (Fundação Hospitalar Sapucaia do Sul) – Foto abaixo.

A Unidade de Referência em Saúde São Lucas, na parada 44 da ERS 040, passará a ser uma unidade de pronto atendimento 24 horas e vai funcionar através do modelo de Acolhimento com Classificação de Risco, priorizando o cuidado aos casos de maior complexidade. O PA-Viamão funcionará integrado à rede de saúde do município, tendo o Instituto de Cardiologia Hospital de Viamão como referência para situações com necessidade de complementação do cuidado em nível hospitalar.

Conforme o prefeito Alex Boscaini, a iniciativa dará mais qualidade à saúde da população. “O Estado assumiu o Hospital de Viamão com o atendimento de média e alta complexidade, repassando mensalmente R$ 550 mil, e nós, portanto, estamos buscando qualificar o que nos compete, o atendimento básico de saúde. O local escolhido é ideal porque centraliza o atendimento”, explica o prefeito. A previsão de atendimento é em torno de seis mil pessoas por mês.

A verba antes destinada pela prefeitura ao Hospital de Viamão será repassada à Fundação Hospitalar Municipal Getúlio Vargas, com o valor de até R$ 300 mil mensais. A instituição será a responsável pelos atendimentos ambulatoriais de baixa complexidade oferecidos no pronto atendimento. Para a secretária municipal de Saúde, Indianara Franco, a medida trará uma grande mudança para Viamão. “O pronto atendimento vem somar ao serviço das outras 21 unidades de saúde, além de desafogar a urgência e emergência do Hospital de Viamão, ficando para eles apenas os casos mais graves.”

Com a implantação da iniciativa, a comunidade poderá buscar atendimento tanto nas unidades básicas e de referência em saúde, quanto no pronto atendimento.

Processo de Classificação de Risco 

A organização do Pronto Atendimento de Viamão vai contemplar as áreas de cuidado segundo a classificação de risco, sendo:

* Área vermelha: equipada para receber casos graves com risco de morte;Pronto Atendimento 24 horas em Viamão (1)

* Área amarela: sala destinada aos pacientes já estabilizados, mas que ainda requerem cuidados especiais;

* Área verde: destinada aos casos não urgentes, mas que requerem observação para definição de conduta; e,

Área azul: consultórios destinados ao atendimento de consultas de baixa complexidade que poderão ser referenciadas às Unidades Básicas.

Além de ampliar o acesso aos recursos de saúde, a abertura do Pronto Atendimento de Viamão possibilitará avaliação permanente da demanda por região e tipo de atendimento, oferecendo aos gestores da saúde indicadores para qualificação e ampliação de oferta nos demais níveis de atenção à saúde.

Fonte: Dpt° Com. Social Prefa Viamão

Edição: CR

NR: Confira mais detalhes na edição impressa do CR, na próxima sexta-feira, 8 de junho.

Comentários (2)

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759