Você está aqui: Home » Capa » Pacientes de Viamão ganham Festa de Natal

Pacientes de Viamão ganham Festa de Natal

Pacientes NatalNa tarde de quarta-feira, 12, ocorreu no salão de festas do Corpo de Bombeiros de Viamão uma confraternização natalina dos pacientes ostomizados do município. O objetivo do evento, segundo a coordenadora do Programa dos Ostomizados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mariza Pinheiro, é reunir os pacientes, seus familiares e amigos em uma confraternização natalina.

O grupo de ostomizados, que conta com cerca de 200 pessoas, ainda faz parte de uma Associação de Estomizados de Viamão, a qual foi criada em 2010 com intuito de reunir essas pessoas e debater sobre melhorias para ambas. A associação conta atualmente com o presidente Milton Ribeiro, o coordenador Luiz Carlos Santos, entre outros cargos que formam a equipe diretiva. E, de acordo, com o coordenador Santos, um fator a ressaltar e que torna a associação oficial, é o credenciamento na Federação Gaúcha de Estomizados (FEGEST).

Na ocasião, ainda estiveram presentes cinco empresas distribuidoras de bolsas para os ostomizados, as quais realizaram sorteio com presentes trazidos por elas. No decorrer da festa, teve também um coquetel com doces e salgados.

Saiba mais

Ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um órgão oco como, por exemplo, algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, ou outro qualquer,podendo ou manter uma comunicação com o meio externo, através de uma fístula, por onde pode-se conectar um tubo de inspeção ou manutenção.

Fonte: Dpt° Com. Social Prefa. Viamão

Edição: CR

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759