Você está aqui: Home » Capa » Pré-natal: gestantes têm direito ao protocolo de assistência

Pré-natal: gestantes têm direito ao protocolo de assistência

Pré-natal: gestantes têm direito ao protocolo de assistênciaEm 2011, a prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à implantação do protocolo de assistência ao pré-natal de baixo risco, complementando a linha de cuidados para gestantes.

A iniciativa prevê a participação do enfermeiro no diagnóstico da gravidez, encaminhamento para os exames de rotina, agendamento de consultas médicas e outros procedimentos que contribuir para assegurar a saúde da mãe e do bebê.

Atualmente, o protocolo só foi implantado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília, o qual teve aceitação do médico ginecologista e da enfermeira, que se enquadraram adequadamente ao sistema.

Segundo a Secretaria de Saúde de Viamão, a implantação será realizada nas outras unidades, as quais passarão pelo mesmo processo realizado na Santa Cecília, partindo de uma capacitação dos enfermeiros.

 Regulamentação

A responsável técnica de enfermagem, Estela Hartmann, explicou que, conforme a lei 7.498/86, os profissionais da enfermagem podem prescrever medicamentos estabelecidos em Projeto de Saúde Pública, ou rotinas de saúde, com o respaldo do decreto 94.406/ 87, o qual a regulamenta.

 Avaliação

A gestante Simone de Fraga, 38 anos, está na sua 6ª gravidez. Atualmente com nove semanas, ela elogia o atendimento prestado na Unidade. Grasiele da Silva, com 21 anos, e na sua primeira gestação, agradece o atendimento e elogia a qualificação dos profissionais. “Durante os nove meses de minha gravidez fiquei tranquila e fui bem acompanhada pela equipe da Santa Cecília”, ressalta.

Texto e foto: Dept° Com. Social Prefa

Edição:  Correio Rural

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759