Você está aqui: Home » Blogs » SEC lança campanha salarial e inaugura salão de eventos

SEC lança campanha salarial e inaugura salão de eventos

sec 2O Sindicato dos Empregados no Comércio de Viamão – SEC, realizou na quarta-feira, dia 3, na sua sede campestre, na Rodovia Acrysio Prates, Passo do Fiúza, ato de lançamento da Campanha Salarial 2013 e a solenidade de inauguração do salão de eventos, com espaço para festas e auditório para 120 pessoas.
A campanha salarial, da Fecosul e Sindicatos, reivindica 12% de reajuste nos salários, fim do banco de horas, 40 horas semanais, licença maternidade de 180 dias, descanso nos domingos e feriados. A Fecosul e os sindicatos denunciam a intransigência dos patrões em negociar e a conceder um reajuste justo. O presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, destacou que mesmo com os excelentes resultados do setor do comércio em 2012, que teve alta de 8,4% acima da inflação, e que nos primeiros três meses deste ano já cresceu 3,5%, também acima da inflação, além de outras vantagens como aumento nas vendas, e querem repassar apenas a inflação do período.
Após o descerramento da placa de inauguração do salão de eventos do Sindicomerciários Viamão, houve palestra sobre os 70 anos da CLT, súmula 277 do TST – Ultratividade das Convenções Coletivas, Regulamentação da Categoria Comerciária e piso regional – aplicabilidade imediata após vigências da convenção ou acordo coletivo.

Salão de eventos conta com espaço para festa e auditório

 

Sobre os 70 anos da CLT, o palestrante, dr. Raimundo Simão de Melo – (Advogado e Consultor Jurídico na área trabalhista; Procurador Regional do Trabalho Aposentado da 15ª Região; Professor de Direito e de Processo do Trabalho; Doutor e Mestre em Direito pela PUC/SP; Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo – USP; Especialista em  Relações Coletivas de Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho– OIT; Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho;  Membro da Escola Superior do Ministério Público da União; Ex-advogado e assessor jurídico na área sindical no ABC paulista;  autor das obras, entre outras, “Ação Civil Pública na Justiça do Trabalho”, “Processo Coletivo do Trabalho”, “A Greve no Direito brasileiro” e “Direito Ambiental do Trabalho e a Saúde do Trabalhador” Editora LTr) -, com vasta experiência no assunto, falou da grande contribuição para os trabalhadores do Brasil como: 44 horas semanais, dignidade da pessoa humana reconhecendo o assédio moral, organização e liberdade sindical, e direito de greve. Melo também tratou da questão do sistema normativo, que para ajuizar um dissídio é preciso haver consenso das partes, patrões têm que concordar com o ajuizamento. “Nunca vi coisa tão absurda”, observou.
O procurador do trabalho aposentado e professor de direito também afirmou que o movimento sindical tem poder e precisa se unir para enfrentar questões como a estrutura adequada do Ministério do Trabalho “que até agora só atendeu interesses do capital”.
Vidor, presidente da Fecosul, finalizou a sua intervenção dizendo que é preciso mobilização da categoria comerciaria para avançar nas conquistas. Ele também convocou os sindicatos presentes para a paralisação nacional que irá acontecer na próxima quinta-feira, dia 11 de julho. “Todos os trabalhadores têm que ir para a rua, em especial os comerciários que estão em negociação. Conseguimos uma unidade histórica por parte do movimento sindical, os trabalhadores querem que a sua pauta de reivindicações seja colocada também na ordem do dia do governo”, finaliza Vidor, que também preside a CTB/RS.
O presidente do SEC Viamão, Paulo Ferreira, disse que este lançamento foi para as autoridades e que, no dia 27 deste mês, a campanha salarial será lançada para a categoria, no evento comemorativo do 26º aniversario do sindicato e baile dos comerciários.
Vidor reforçou a importância de um espaço para lazer e convívio da categoria, assim como para organização e formação. O presidente também destacou a solidariedade e a participação de várias entidades presentes no evento.

Várias autoridades prestigiaram o Sindicomerciários Viamão

 

O evento contou com a presença de diversos sindicatos de comerciários de várias regiões, assim como de: Sindicato da Alimentação de Porto Alegre e Região; Sindicato dos Municipários de Viamão; Associação dos Trabalhadores Aposentados e Idosos de Viamão; representantes da Ulbra Gravataí,  Coordenador do Curso de Direito dr. Gonzaga Adolfo e os Professores: dr.Leonardo Cusato e dr. Lauro Feller;  o VicePrefeito de Viamão André Pacheco; os vereadores de Viamão Carlos Bennech e Jussemar Silva; o ex-prefeito de Viamão Alex Boscaini;  presidente da Subseção Viamão da OAB dr. Nilson Pinto da Silva; o  representante do governo do Estado,Robinson de Souza, do CDE; e Mara Feltes, representando a CUT/RS. (Texto de: Márcia Carvalho – Assessoria Fecosul)

 

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759