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Sistema de encaminhamento de Carteira de Trabalho ainda com instabilidade

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O sistema de encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do Ministério do Trabalho ainda está instável. Ao todo, 116 Agências FGTAS/SINE prestam o serviço no Rio Grande do Sul.

De acordo com o coordenador da Agência FGTAS/SINE de Passo Fundo, Sérgio Ferrari, o sistema apresentou uma leve melhora nesta semana, mas ainda está instável. “Todos os trabalhadores são atendidos na unidade de Passo Fundo. Em média, são encaminhados 30 protocolos por dia, completa.

A coordenadora da Agência FGTAS/SINE TudoFácil Centro de Porto Alegre, Olga de Oliveira, afirma que reduziu a fila de atendimento. A unidade encaminha uma média de 150 documentos por dia e dispõe de cinco guichês de atendimento.

Assim como as demais unidades consultadas pela Assessoria de Comunicação Social da FGTAS, o assistente técnico-administrativo da Agência FGTAS/SINE de Bagé Adriano Guterres conta que o sistema fica mais instável no turno da manhã. A unidade encaminha cerca de 20 protocolos por dia.

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) orienta os trabalhadores para que liguem para as Agências FGTAS/SINE para confirmar o funcionamento do sistema e, se possível, agendem-no pelo site (www.fgtas.rs.gov.br). O serviço está disponível para as Agências FGTAS/SINE de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Viamão. Os telefones, endereços e horários de funcionamento das Agências FGTAS/SINE estão disponíveis no site: http://www.fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.

A implantação do sistema online iniciou no dia 28 de abril no RS. A migração do sistema offline para online não foi encerrada em todo o país. Há previsão de realização do procedimento neste final de semana. A nova versão (Web 3.0) realiza a verificação com a base de dados da Receita Federal e dos Correios. Dessa forma, os trabalhadores têm os dados validados no ato do atendimento, e, em caso de divergência, são orientados a retificá-los. A confecção do documento continua de responsabilidade da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS (SRTE-RS), com prazo de entrega de até 15 dias úteis.

A mudança de sistema exigiu o oferecimento de treinamento aos atendentes das Agências FGTAS/SINE. A próxima capacitação ocorrerá nos dias 27 e 28 de julho, na sede da SRTE-RS, e contará com a participação de sete servidores das Agências FGTAS/SINE de Bagé, Cachoeira do Sul, Lagoa Vermelha, Osório, Tramandaí e Vacaria. Desde o início do ano, já foram ministrados sete treinamentos que contaram com a participação de 81 servidores.

Para encaminhar o documento, as Agências FGTAS/SINE utilizam kit composto por leitor biométrico para digitais, prancha para coleta de assinaturas e câmera fotográfica. Os kits tornam mais rápida a coleta de dados e a realização de fotografia na hora do atendimento, beneficiando o trabalhador.

 

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