Você está aqui: Home » Capa » Um ano da administração André Pacheco. Prefeito faz balanço de 2017

Um ano da administração André Pacheco. Prefeito faz balanço de 2017

O prefeito de Viamão, André Pacheco, fez um balanço do primeiro ano de governo, destacando os desafios que estão sendo superados para avançar na prestação de serviços e nos investimentos em obras, fazendo ajuste de contas e gestão comprometida com resultados. Confira um resumo das principais ações de 2017.

1. GESTÃO

– Reforma Administrativa: Aprovada pela Câmara de Vereadores tem como objetivo tornar a máquina pública mais eficiente, menos burocrática, mais produtiva e econômica, procurando sempre reduzir custos, mas sem diminuir serviços públicos. Para os funcionários, o novo Plano de Carreira garantirá um ambiente de crescimento, valorização do bom profissional e a garantia de uma aposentadoria digna.

– Prefeitura Perto de você: ao longo de 2017 o programa realizou ações em diversos pontos da cidade, praticando mutirões de serviços públicos com uma unidade móvel para receber as solicitações da comunidade.

 CidadeMOB: apostando na tecnologia e na comodidade da população, a prefeitura lançou o aplicativo CidadeMOB. A ferramenta é uma das soluções para aproximar o município dos cidadãos, por meio da disponibilização de serviços públicos.

 Centro da Juventude: um local inteiro voltado para os jovens e recheado de oficinas e cursos profissionalizantes, no Instituto Ana Jobim . O Centro da Juventude Viamão integra o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e é gerido pela Renapsi, entidade vencedora da seleção.

2. SEGURANÇA

 Centro Integrado de Comando: a Prefeitura agora possui um Centro Integrado de Comando, que será interligado com o sistema de videomonitoramento que está sendo implantando na Santa Isabel.

 Instalação videomonitoramento na Santa Isabel: estão sendo instaladas 20 câmeras de videomonitoramento que irão reforçar a segurança dos moradores, dando sequência ao trabalho iniciado em 2015, quando o Centro do município recebeu a instalação dos 20 primeiros equipamentos. Com tecnologia de última geração, as câmeras possuem ângulos de visão em 180º e 360º, potencializando o trabalho da Brigada Militar, em conjunto com os funcionários da Vigilância Municipal. O novo quartel da Brigada Militar, obra que está em processo de conclusão na parada 36, também terá acesso às imagens captadas pelas câmeras em tempo real, fazendo com que a Santa Isabel tenha um sistema de cercamento eletrônico eficaz, fornecendo mais sensação de segurança e proteção à população.

3. EMPREGO

 Atração de empresas: a política de fomento ao desenvolvimento também vem ao encontro da política econômica do município, gerando emprego, renda e mais impostos. Neste sentido, mais uma empresa escolheu Viamão para crescer junto e está realizando a terraplanagem no Distrito Industrial do Cocão (DIC). É a Concresul, que possui unidades em 12 municípios do Estado.

– DIC de Viamão: a revisão das áreas do DIC, que anteriormente haviam sido destinadas para empresas que não conseguiram se instalar em Viamão, está contemplando a instalação de outras indústrias, como a Sul Modulos, Imperart Móveis Personalizados, Fraldas SK, Artefatos Confiança, entre outras. A Beatec, indústria de relógios, também escolheu Viamão para crescer. Adquiriu área e a Prefeitura está disponibilizando incentivos para a sua instalação.

– Feiras: o cooperativismo também ganhou mais espaço no ano de 2017. A Feira do Artesanato ocorre todas as quartas e quintas-feiras, no Calçadão Tapir Rocha, Centro, ao lado da Prefeitura, assim como a feira orgânica que ocorre todas as quintas-feiras, na praça Júlio de Castilhos.

– Chamamentos Concurso público: foram realizadas oito portarias de incremento ao quadro de servidores públicos, com o chamado de 320 nomes aprovados em concurso público da Prefeitura de Viamão, divididos em 25 diferentes funções.

4. SAÚDE

 UBS: mesmo com a diminuição dos repasses na área da saúde por parte dos governos estadual e federal, os investimentos continuam. Foi entregue a nova UBS São Lucas, implementado aumento do horário do Caps II AD Nova Vida até às 21 horas, de segunda a sexta-feira; e realizado mutirão da Saúde para agilizar atendimentos médicos. A Campanha de Combate ao mosquito Aedes Aegypti está ganhando reforço das escolas para multiplicarem as ações preventivas nas comunidades. Também aconteceu a ampliação de oferta de serviços na área de especialidades de saúde (obstetrícia, nutricionista, fonoaudiologia, psiquiatria, oftalmologia e exames de diagnóstico), no Centro de Especialidades, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde.

Mais quatro UBSs estão com obras em andamento na Vila Elsa, Pró-Morar, na Augusta, e um CAPS/UAI, no Mendanha.

– Pra Nascer Viamão: programa de atenção especial para os futuros viomonenses, iniciou em maio de 2017 e desde então desenvolveu as seguintes ações:

  • Cadastrou 1.372 gestantes no sus pré-natal, na atenção básica

  • 7.877 consultas de pré-natal

  • Gestantes marcadas para visita hospitalar: 97 gestantes acima de 36 semanas de gestação

  • Número de partos no hospital de Viamão de fevereiro a dezembro de 2017: 757 partos

  • Números de partos normais acima da meta do Estado: 1503 partos anos representando 57%

  • Números de gestantes com mais de 7 consultas: 1413 representando 53%

  • Teste rápidos gravidez, HIV, Sifilis para todas as gestantes.

– Criança Feliz/PIM: o programa que vem recebendo prêmios de destaque no Estado, também promoveu ações importantes no ano de 2017. Uma fusão entre os programas Criança Feliz e PIM, ampliou o atendimento à primeira infância em Viamão. Tanto os agentes, como os visitadores do PIM, realizam um trabalho social de extrema importância para uma comunidade. O Agente Comunitário de Saúde é o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção da saúde, mapeando e encaminhando pessoas ao serviço de saúde. As atividades desenvolvidas pelos visitadores envolvem visitas domiciliares às famílias e atendimento em grupos, denominadas de Modalidades de Atenção. Em 2017 também aconteceu a ampliação da área de atendimento para a região da Monte Alegre, inicialmente com 10 visitadores com capacidade para atender até 150 famílias.

No mesmo ano o município se consolidou como referência para o programa na região macro metropolitana, recebendo a visita de diversos municípios do estado, áreas temáticas do Ministério da Saúde e Ministério do desenvolvimento social e agrário, culminando na visita do ministro Osmar Terra a uma família atendida pelo Criança Feliz – PIM. Mais uma prova desse reconhecimento é que, pelo 3º ano consecutivo o município foi vencedor do Prêmio Salvador Célia.

Sobre os números de atendimentos, no ano de 2017, o Criança Feliz/PIM, que possui atualmente 34 visitantes, acompanhou 410 famílias, e 41 gestantes, através de 19.680 atendimentos.


– Tô Dentro: por meio de uma mostra interativa a Secretaria de Saúde também vem desenvolvendo, desde 2016, um trabalho de destaque. O Tô Dentro tem como objetivo potencializar os participantes como multiplicadores das informações divulgadas, promover o teste rápido para HIV como estratégia de prevenção, distribuir e ensinar o uso correto dos preservativos masculino e feminino, além de dialogar com os adolescentes e a população em geral, a respeito de estratégias de gerenciamento de risco de infecção do HIV e outras IST’s.

A iniciativa de criar o Tô Dentro surgiu em dezembro de 2015, quando a Prefeitura de Viamão assinou o protocolo de enfrentamento à doença, juntamente com outros 14 municípios do Estado, considerados prioritários devido ao alto índice de casos. Entre os compromissos da declaração está o alcance das metas 90-90-90 do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), que significa ter, até 2020, 90% das pessoas que vivem com HIV sabendo que têm o vírus; 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebendo tratamento antirretroviral; e 90% das pessoas em tratamento antirretroviral com carga viral indetectável.

Em 2017 o Tô Dentro teve três dias de exposição, com a participação de 580 adolescentes das escolas, e 83 pessoas do público em geral.

Viamão também levou para Curitiba a experiência e metodologia desenvolvida na cidade. Desde o seu lançamento, o Tô Dentro se tornou referência para diversas cidades, e agora, para outros Estados também. No Paraná, em dois dias a exposição recebeu 430 visitantes.

5. SANEAMENTO

– Parceria Público Privada: O saneamento básico também é um agente promotor da saúde pública. A partir do novo contrato com a Corsan, a Companhia viabilizou em 2017 uma Parceria Público-Privada (PPP) para atingir a cobertura de 87,3% da coleta e tratamento de esgoto no município, num prazo de 11 anos, o que estava previsto para acontecer em 40 anos. Atualmente, Viamão conta apenas com 1% de esgoto tratado.

6. EDUCAÇÃO

– Escolas Inovadoras: O Projeto Aurora tem como meta inovar as práticas pedagógicas, onde cada escola pensa juntamente com seu grupo os desafios, e busca soluções para melhorar a sua realidade. Cada escola possui um mediador, um professor volante, e horários previstos para planejamento referente ao projeto de inovação de cada escola. O processo para iniciar o projeto começou em 2015 e selecionou as escolas participantes por elas já possuírem uma sementes de inovação.

Em 2017 o Projeto Aurora teve a participação de 2.900 alunos, 175 professores, e nove escolas, que são: EMEF São Jorge, EMEF Jardim Outerial, EMEI Cisne Branco, EMEF Santa Isabel, EMEF Presidente Getúlio Vargas, EMEF Frei Pacífico, EMEF Felisberto da Costa Nunes, EMEF Jerônimo Porto, EMEF Zeferino Lopes de Castro. Sendo que em 2017 aconteceu o lançamento de mais três, que irão fazer parte do grupo, em 2018: EMEF Guerreiro Lima, EMEF Don Diogo e EMEF Frederico Dihl.

– Melhorias nas escolas: a prefeitura vem realizando diversas melhorias nas escolas municipais de Viamão, e construção de novas escolas, num investimento de aproximadamente R$ 8 milhões. Entre elas está a sonhada quadra poliesportiva coberta, da EMEF Jardim Outeiral, que se tornou realidade. Os alunos da Escola Municipal Getúlio Vargas também receberam cobertura da quadra e vestiários.

Mais escolas da rede municipal receberam melhorias. Entre elas estão: A EMEF Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, Escola Evaldo Maia, EMEF Glênio Peres, EMEI Cisne Branco, a EMEF Farroupilha, a EMEF Nossa Senhora da Conceição, EMEF Lauro Pereira Rodrigues, EMEF Paulo Freire, EMEF Zeferino Lopes de Castro, EMEF Vinte de Setembro, EMEF Santa Maria, EMEF Professor Barreto Viana, EMEF Presidente João Goulart, EMEF Padre Réus, EMEF Santa Cecília, EMEI Santa Cecília, EMEF Santa Isabel, EMEF Monteiro Lobato, e EMEF Brasília. Entre as ações desenvolvidas nas escolas, para gerar melhorias aos alunos, estão a implantação de cercamento, pintura, ampliações e drenagem pluvial do pátio.

Neste primeiro ano de governo também aconteceu o início da construção de duas escolas pró-infância: na Tarumã e no Recanto da Lagoa, que irão atender crianças com idade entre zero e quatro anos.

– Investimento em tecnologia: a Prefeitura realizou parceria com o Google, se juntando com outros municípios do Estado que introduziram o sistema em sua rede educacional.

– Galera Curtição: no ano de 2017 a Prefeitura lançou o Projeto Galera Curtição, destinado a estudantes das escolas da rede pública do município. Executado pelas secretarias municipais de Educação e de Saúde, o projeto tem por objetivo discutir questões relacionadas à violência, uso abusivo de álcool e outras drogas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. O Galera Curtição segue as diretrizes do programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), e propõe uma série de atividades lúdicas que abordam as seguintes temáticas: educação sexual e reprodutiva, gênero, sexualidade e diversidade sexual, prevenção de HIV/AIDS, uso abusivo de álcool e outras drogas, violência ebullying. Ao todo 52 escolas, 4.850 alunos e 236 professores participaram do Galera Curtição.

– Vida Urgente: projeto de prevenção no trânsito que salva vidas. “Escola Urgente. Reduza a velocidade. Proteja a vida”

– 20º JIMV: na área do esporte, a educação promoveu o JIMV. Uma realização da Prefeitura de Viamão, através do Setor de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (SME), com a participação de 59 escolas do município de Viamão. Os jogos são desenvolvidos nas categorias Juvenil (2000/2001), Infantil (2002/2003), Mirim (2004/2005) e Pré-mirim (2006/2007), nos naipes masculino e feminino. Em 2017, dez modalidades fizeram parte do JIMV: atletismo, basquetebol, xadrez, futebol de campo, futsal, handebol, voleibol, rústica, tênis de mesa e judô.

– XIX Semana da Consciência Negra: a Semana da Consciência Negra também foi um marco do segundo semestre de 2017. A realização de uma semana alusiva à consciência negra é uma forma de lembrar a importância e valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira.

– Credenciamento de escolas: para finalizar o ano, foram entregues os credenciamentos e as autorizações de funcionamento a cinco escolas, todas com Projeto Político Pedagógico e Regimento Interno aprovados: EMEF Padre Réus; EEI Recreart, Escola Sesc de Educação Infantil – Sesquinho, EEI Turma da Mônica, e EEI Baby Disney.

 Exposição Projeto Ateliê do GV: a exposição do Projeto Ateliê do GV está acontecendo no corredor centra da Prefeitura de Viamão, e ficará exposto até a primeira quinzena de janeiro de 2018. O projeto visa a reprodução de obras artísticas de diferentes épocas, lugares, pintores e estilos, a fim de criar na EMEF Presidente Getúlio Vargas uma galeria com as pinturas representativas do cânone artístico, assim como da arte popular, para apreciação e análise da comunidade escolar.

– EJA: Em 2017, a Secretaria Municipal de Educação implantou como projeto-piloto a EJA diurna na EMEF Monte Alegre -CAIC, proporcionando aos alunos que apresentavam distorção idade-ano a oportunidade de concluírem seus estudos. Como resultado, 25 estudantes tiveram sua formatura da Educação Básica ao final do ano letivo. A EJA diurna está descrita como uma das estratégias do Plano Municipal de Educação (PME) para a Meta 9 do Plano Nacional de Educação (PNE) e proporciona a continuidade dos estudos para alunos com distorção idade-ano.

– Alfabetização: Em 2017, a Secretaria Municipal de Educação implantou a primeira turma de alfabetização na Associação de Quilombolas Cantão das Lombas oportunizando à doze alunos, remanescentes de quilombolas, a oportunidade de retomarem seus estudos. A Etapa I (Ciclo de Alfabetização) é anual e compreende o 1º, 2º e 3º ano do ensino Fundamental.

7. TRÂNSITO

– Redutores de velocidade: controles eletrônicos de velocidade, radares móveis e controle de avanço de sinal vermelho estão aliados à segurança e à educação no trânsito. Em locais em que há a presença desses redutores de velocidade, o índice de acidentes está diminuindo. O que está em jogo é a valorização da vida.

 Balada Segura e displays: também aconteceu a implantação da Operação Balada Segura em Viamão, e a instalação de displays. A ação qualifica e proporciona mais segurança aos motoristas que trafegam pelas vias.

– Mudanças no trânsito: visando melhorias no fluxo do centro da cidade a Prefeitura de Viamão e a Empresa Pública de Trânsito de Viamão (EPTV) vão realizar alteração no centro da cidade, com desvio de rota dos ônibus intermunicipais e metropolitanos. A partir do dia 02 de janeiro, as linhas passarão a fazer o retorno na entrada do centro da cidade, seguindo pela avenida Bento Gonçalves, percorrendo as ruas Francisco Ferreira Filho e Julieta Pinto César. A avenida Bento Gonçalves passará a ter uma pista com duas mãos de veículos e um corredor de ônibus, assim o motorista não terá mais a opção de fazer a conversão à esquerda para a rua Isabel Bastos. Já os ônibus municipais seguem com a mesma rota. O objetivo da ação é desafogar o trânsito na área central da cidade e facilitar o fluxo da avenida Coronel Marcos de Andrade.

8. INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA

 Mobilidade urbana: a infraestrutura está aliada à mobilidade urbana. Em 2017 a Prefeitura de Viamão realizou a manutenção – entre pavimentação completa, blocos intertravados e capeamentos – de aproximadamente 15 mil metros de estrada. Vias que proporcionarão um circuito de circulação interna, desafogando o tráfego em ruas mais movimentadas, com investimento aproximado no valor de R$ 15 milhões.

Confira o nome das 35 ruas que receberam o trabalho da prefeitura, na zona urbana: Rua Osvaldo Godoy Gomes; Rua Saara; Rua Refúgio do Guerreiro; Edson Wanderlei Santos Machado; Rua Flodoaldo de Souza Feijó; Rua Raul Cabral de Menezes; Travessa Domingues; Rua Recreio; Rua João Pedro Bom; Rua Mato Grosso; Rua Pernambuco; Rua Goiás; Rua Ceara; Barão de Belém; Rua Veranópolis; José Carlos Ferreira; Rua Moisés Bonetti; Avenida João Carlos Viale Dias; Avenida Jardim Lisboa; Rua José Anchieta; Rua Alexandre Braga; Rua Augusto Braget; Rua Sergipe; Rua Paraíba; Rua P; Rua Nadir Garcia Feijó; Rua Sergio Cardoso; Rua Artur Azevedo; Rua H; Rua E; Rua Gioconda; Rua Luanda, e Estrada Rancho Alegre.

– Ligação entre 118 e 040: está em andamento um novo circuito de mobilidade urbana que ligará a 118 e a 040, com a pavimentação completa da rua João Carlos Viale Dias, ligando à avenida Mendanha.

– Obras e prevenção contra enchentes na Augusta: Estão sendo realizadas obras contra enchente, na Augusta, como a construção de pontes, revestimento do arroio, recapeamento de algumas vias, e o complexo habitacional, para onde 345 famílias serão realojadas, até o segundo semestre de 2018. Um investimento de 53 milhões de reais.

9. MEIO AMBIENTE

Entrega LO recuperação do aterro controlado: após um intenso trabalho que colocou o aterro nos padrões exigidos pelos órgãos ambientais, a Prefeitura de Viamão recebeu a Licença de Operação para Recuperação do Aterro Controlado, localizado no Passo do Morrinho. Isso significa que o governo dará continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado na área, como o plantio de gramíneas sobre a camada de argila, que atualmente cobre a vala de disposição dos rejeitos, monitoramento e análise do chorume, monitoramento das águas subterrâneas, cortinamento vegetal ao redor do Aterro, entre outras ações.

 Entrega LO Hospital Veterinário: a Prefeitura de Viamão também entregou a Licença de Operação do Hospital Veterinário Vitória. O hospital que pertence à Prefeitura de Porto Alegre, está localizado em Viamão, onde a Secretaria de Meio Ambiente condicionou como medida compensatória, que 20% dos atendimento realizados pela unidade seja ofertado ao Município de Viamão. Viabilizando assim, atendimentos de animais selecionados pela Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, e de animais domésticos da população em situação de vulnerabilidade econômica e social, de ambos os municípios.

– Semana Meio Ambiente: na Semana do Meio Ambiente a prefeitura mostrou exemplos de práticas sustentáveis, na cidade.

– Coman: A Coordenação de atenção aos animais – Coman – tem como destaque dos trabalhos feitos pelo setor no ano de 2017 as castrações de animais: os que são doados na feira ainda filhotes, em tempo são castrados gratuitamente pela prefeitura em clínica licitada. Assim como o Projeto “A Coman em seu Bairro”, que iniciou as atividades no dia 8 de junho, e promoveu castrações gratuitas de cães e gatos de pessoas de baixa renda, identificadas através de escolas, onde diversas famílias foram contempladas. Juntos, estas duas iniciativas atingiram a marca de 1.200 castrações, evitando o nascimento de milhares de animais.

O Projeto da Feira de Doação de Animais que acontece todas as quartas-feiras e aos sábados, já doou mais de 1.600 animais. Todos provenientes de situação de abandono, atropelados e machucados das mais variadas formas, são recolhidos por protetores(as), tratados pela prefeitura, castrados e, logo depois, doados.

– Projeto de atenção aos animais: durante o ano letivo os alunos e professores da São Tomé recolheram tampinhas de garrafas, que foram entregues para o Sítio da Eneida, como forma de preservação do meio ambiente, com objetivo de auxiliar o trabalho desenvolvido por Eneida, cuidadora de 350 cães.

– Cidade Limpa: Um projeto que acredita em uma Viamão limpa, livre de doenças ocasionadas pelo descarte irregular e acúmulo de lixo, que incentiva a separação correta e a reciclagem como alternativa para a geração de emprego e renda no município.

Além de cada um realizar a sua parte, para participar do projeto o cidadão também pode realizar denúncias de depósitos irregulares de lixo, através do aplicativo CidadeMOB, que pode ser baixado na “Play Store” ou “Apple Store”, através desses passos:

  • Baixe o APP

  • Faça o Cadastro

  • Clique em “Cidade Limpa”

  • Selecione Denúncia

  • Anexe Foto/Vídeo

  • E gere seu protocolo

A Lei Municipal de Limpeza Urbana em Viamão (Lei 4.384/2015), foi criada para determinar o grau de responsabilidade do cidadão pelo destino correto do lixo gerado, além de ampliar a atuação da fiscalização ambiental, que agora pode multar os infratores que descartam lixo e entulhos em áreas públicas ou terrenos baldios. Cuidar do lixo é responsabilidade de todos e, agora, também é lei. Todos juntos para termos uma cidade limpa.

10. ESPORTE

– Dia do Desafio: Viamão participou do dia do desafio e superou a cidade de Cabimas, na Venezuela. Ao todo 32.066 pessoas se envolveram no desafio, e 12,19% da população participou da ação.

– Oficinas: a secretaria de esporte oferece, durante o ano, diversas oficinas, com alunos de diferentes idades, tanto para homens como mulheres, que acontecem no Ginásio Municipal, e nos núcleos, dentro das comunidades.

Confira as modalidades e o número de pessoas atendidas no Ginásio Municipal:

  • Balé: 116 alunas

  • Futsal: 45 alunos

  • Vôlei: 18 alunos

  • Ginástica para melhor idade: 80 alunos

  • Karatê: 45 alunos

  • Caminhada orientada: 20 alunos

Confira as modalidades e o número de pessoas atendidas nos núcleos de atividades esportivas e lazer:

  • Vila Elza – Ginástica: 14 alunos

  • Viamar – Balé: 25 alunos – Futsal 36 alunos – Ginástica: 20 alunos

  • Residencial Figueira – Balé: 16 alunos

  • São Lucas – Ginástica: 12 alunos

  • Clube de mães Santa Isabel – Ginástica: 36 alunos

  • Associação Mãos Dadas – Ginástica para melhor idade: 45 alunos

  • Paróquia Santa isabel – Ginástica para melhor idade: 12 alunos

  • Augusta – Ginástica: 28 alunos

  • Jari – Ginástica: 24 alunos

  • Planalto – Ginástica: 12 alunos

  • Clube de Mães da 040 – Ginástica: 6 alunos

  • Castelinho – Futebol: 28 alunos

11. ASSISTÊNCIA SOCIAL

 Inauguração CRAS: no segundo semestre aconteceu a inauguração do novo CRAS São Tomé Martinica. A unidade agora possui um espaço mais amplo, onde poderá melhor atender, e acolher todo a comunidade que frequenta o CRAS da Martinica, como as pessoas que moram na Florescente, na Universal, São Tomé, Planalto, e Beco dos Cunhas.

– Número de pessoas atendidas: através dos serviços prestados pela Secretaria de Cidadania e Assistência social, mais de 66 mil pessoas receberam algum tipo de auxílio, em 2017.

12. CULTURA

– Mostra de Dança: a Secretaria de Cultura realizou o encanto e diversidade cultural na II Mostra de Dança 2017, com 64 trabalhos apresentados, 440 bailarinos, 25 grupos, com aproximadamente 2 mil pessoas prestigiando os espetáculos.

 Oficina de Teatro: para crianças e adolescentes, com o objetivo de despertar a criatividade e o potencial artístico, além de promover a socialização, a criatividade e capacidade de expressão corporal dos alunos.

– Cultura na Escola: o projeto iniciou em 18 de abril e consiste na visita guiada de uma escola ao Departamento de Memória Cultural, localizado junto ao Centro Municipal de Cultura e Esporte. No projeto, 5.280 alunos das escolas municipais e estaduais visitaram o museu e os pontos históricos e turísticos do município.

– Festival de Teatro Estudantil: A cultura também promoveu o 5º Festival Viamonense de Teatro Estudantil com espetáculos adultos e infantis, onde recebeu grupos teatrais de diversas localidades do Estado.

– Projeto Troca-troca: em 2017 a prefeitura também lançou o Projeto Troca-troca, um local permanente para as pessoas ampliarem seus conhecimentos. O projeto consiste em trocar livros, possibilitando o acesso à leitura de forma gratuita, aumentando com isso as possibilidades de leitura de cada pessoa.

13. AGRICULTURA

– Programa de Aquisição Alimentar: para enfrentar a fome, a pobreza e, ao mesmo tempo, fortalecer e valorizar a agricultura familiar, o prefeito André Pacheco assinou o termo de adesão ao Programa de Aquisição Alimentar (PAA). Para valorizar o produtor rural e levar alimentos a quem precisa, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

– Entrega de motoniveladoras: a Prefeitura de Viamão entregou, no ano de 2017, duas motoniveladoras para serem utilizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), nas estradas da zona rural do município. Agora a SMAA conta com cinco máquinas novas (três compradas em 2015 e 2016) e uma outra antiga, adquirida em 1994. Foram investidos R$ 1 milhão, com recursos próprios.

– Manutenção de estradas: a manutenção das estradas rurais é importante para o deslocamento das pessoas que residem nas regiões, do transporte público, escolar, e auxilia no escoamento da produção agrícola, uma das principais economias do município de Viamão. Em 2017, a Prefeitura realizou o patrolamento de aproximadamente 1000 km de área rural, 100 km de áreas roçadas, a reforma de três pontes, no Beco dos Pachecos, São Braz e Beco da Travessa. Foi instalado um boeiro novo na Lomba Verde e mais outros três reformados no Beco das Rosas, no Beco dos Guterres, e no Beco da Cegonha.

– Programas que incentivam a bacia leiteira: A Secretaria de Agricultura também desenvolveu outros projetos, como a Pastagem de Inverno, para leiteiros, realizado através de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, o Programa Troca-troca de milho, em parceria com o Governo do Estado, que subsidia a compra de milho para a confecção de silagem.

– Programa Pomar Doméstico: o Programa Pomar Doméstico também aconteceu no ano de 2017, onde foram realizados os pedidos de 5 mil mudas frutíferas.

– Patrulha Agrícola: A Patrulha Agrícola atuou de forma efetiva, realizando serviços de arado, carreta, distribuidor, enfardadeira, ensiladeira, grade e subsolador, em 522 hectares. Pedidos estes realizados por agricultores, na Secretaria de Agricultura.

14. SERVIÇOS

Procon, DPPA, DEAM, CRM e políticas para mulheres.

(Matéria da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Viamão)

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759