Você está aqui: Home » Capa » Viamão conquista Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor

Viamão conquista Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor

Município disputou com mais de 140 cidades do RS. Prefeito Valdir Bonatto recebeu a premiação na noite de quarta-feira, em Porto Alegre

 

O município de Viamão conquistou, na noite desta quarta-feira, 6 de abril, o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, na categoria Municípios Integrantes do G100. A cerimônia que reconheceu outras nove cidades gaúchas ocorreu no teatro do SESC, em Porto Alegre, e reuniu cerca de 250 convidados representantes de 40 municípios finalistas da distinção – etapa Rio Grande do Sul.

O Prêmio Prefeito Empreendedor valoriza gestores que implementam projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. No Rio Grande do Sul, 143 cidades foram inscritas restando 40 finalistas.

O projeto apresentado por Viamão relata a transformação do lixão em aterro sanitário controlado. Com o projeto, houve a estruturação do setor, com a criação e incentivo de cooperativas de catadores, de reciclagem e de reaproveitamento de resíduos sólidos da construção civil. No mês de fevereiro, os julgadores do SEBRAE/RS estiveram em Viamão, visitando as cooperativas e o aterro sanitário, verificando in loco a veracidade do projeto concorrente ao prêmio.

Os vencedores em cada categoria participam, no mês de maio, da etapa nacional, em Brasília. O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto, juntamente com a equipe diretiva da instituição, ressaltou a representatividade do Prêmio Prefeito Empreendedor neste momento delicado pelo qual passa o País. “Cada prefeitura traz, em seus projetos, muita criatividade e empenho, características fundamentais ao bom gestor para ultrapassar com êxito as dificuldades atuais”, disse o presidente.

O prefeito Valdir Bonatto destacou a importância do reconhecimento: “O SEBRAE é uma referência no que diz respeito ao incentivo à produção, à geração de emprego e renda e ao empreendedorismo. Viamão ser premiada por uma entidade tão qualificada é um sinal de que a gestão está no caminho certo.”

No total, 10 cidades foram premiadas: Viamão (Categoria G-100); Gramado, Canoas, Erechim e Bom Princípio (Projeto Estadual); Farroupilha (Compras Governamentais de Pequenos Negócios); Nova Santa Rita (Desburocratização e Formalização); São Sebastião do Caí (Implementação e Institucionalização da Lei Geral das MPEs); Porto Alegre (Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária); e Passo Fundo (Inovação e Sustentabilidade).

Estiveram acompanhando o prefeito, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, Túlio Souza, e o advogado Rafael Mennet, assessor do projeto inscrito.

Do lixo ao luxo

O projeto apresentado pelo prefeito, Valdir Bonatto, refere-se a uma interferência proposta pela Prefeitura no lixão, hoje transformado em aterro sanitário controlado. Com o projeto, houve a transformação do setor, com a criação de três cooperativas: Cooperativa de Catadores; Cooperativa de Reciclagem; e, Cooperativa de Reaproveitamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil. A iniciativa, além de contribuir para o meio ambiente, com a destinação correta do lixo seco, gerou cerca de 100 postos de trabalho e economia e renda para mais de 50 famílias.

A Prefeitura investiu na aquisição de dois caminhões para coleta de lixo seco, além da implantação de toda infraestrutura – nova rede de energia elétrica para o local, recuperação de veículos existentes e construção de dois grandes galpões para a recepção, separação e reaproveitamento do lixo inerte. Também já está funcionando a esteiras de separação do lixo domiciliar, um processo mecânico que abre os sacos de lixo e permite retirar todo o material reaproveitável, reduzindo em até 40% a quantidade de lixo que será depositada no futuro aterro sanitário.

“Em três anos de trabalho, estamos transformando uma cicatriz no meio ambiente de Viamão em fonte de renda e gerando dezenas de empregos. O Aterro Controlado é uma realidade, uma prova de que o cuidado com a natureza não está apenas nas palavras, mas no investimento que permite sair do lixão para entregar riqueza para Viamão”, define Bonatto. “Nossa atividade era informal e sem um mercado adequado. Os trabalhadores estavam espalhados. O aterro aproximou a todos, regularizou a atividade, pois a Prefeitura exigiu a formalização e legalização de nosso trabalho. São muitas famílias envolvidas e beneficiadas por esta iniciativa”, expõe Cleo Fontoura, presidente da Cooperativa de Reaproveitamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil.

No dia 31 de março, o vice-prefeito de Viamão, André Pacheco, recebeu homenagem em nome do prefeito, Valdir Bonatto, pela valorização, integração e participação na execução da coleta seletiva solidária municipal. A parabenização aconteceu durante o Seminário Reciclagem Popular na Garantia de Direitos, promovido pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR-RS), Fundação Luterana de Diaconia e União Europeia, realizado no CGT Aldeia dos Anjos, em Gravataí. O evento reuniu cerca de 300 catadores de todo Estado e, durante sua fala, Pacheco ressaltou a importância de não ter ideologia política partidária na responsabilidade com o meio ambiente.

Saiba mais:

140 toneladas diárias de lixo doméstico/dia são recolhidas em Viamão;

380 toneladas diárias de lixo inerte/dia são recebidas no aterro controlado;

O município recebe 12.000 blocos de PAVS/mês de contrapartida;

São produzidos, a partir do lixo inerte, 1.400 m³ de cavaco de madeira/mês;

São produzidos, a partir do lixo inerte, 1.000 m³ de caliça/mês.

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759