Você está aqui: Home » Comunidade » Viamão sedia apresentação do projeto RS Biodiversidade

Viamão sedia apresentação do projeto RS Biodiversidade

Viamão sedia apresentação do RS BiodiversidadeViamão sediou na manhã desta quinta-feira, 22, a apresentação do projeto RS Biodiversidade aos municípios da região litoral médio. O projeto começou a ser construído em 2005 e agora está em fase de implementação nos municípios. O RS Biodiversidade representa uma das políticas do governo do Estado que busca promover o desenvolvimento regional através da conservação, manejo e estímulo às potencialidades da biodiversidade, incentivando a produção sustentável no meio rural, em parceria com as comunidades locais e desenvolvendo conhecimento, informação e instrumentos para a gestão ambiental.

Coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Fundação Zoobotânica (FZB), a Fundação Estadual de Produção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepm), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC do Brasil), o projeto permite a integração entre os órgãos na busca por alternativas para a conservação e a recuperação da biodiversidade. Isso será feito a partir do gerenciamento integrado de ecossistemas e a criação de oportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais.

Para o coordenador do RS Biodiversidade, o biólogo Dennis Patrocínio, o objetivo do encontro foi apresentar o projetoViamão sedia apresentação do RS Biodiversidade às instituições e comunidade a fim de sensibilizá-las a fazer parte. “Queremos fortalecer a rede interinstitucional de ações conservacionistas no âmbito da região a fim de possibilitar um ambiente de debate em prol do desenvolvimento de políticas conservacionistas no Estado, em uma perspectiva socioambiental”, explica.

Além do Litoral Médio, fazem parte do RS Biodiversidade as regiões Quarta Colônia, Campos da Campanha e Escudo Sul-rio-grandense. Especificamente no Litoral Médio, local caracterizado pela Lagoa dos Patos, onde os ventos são constantes e imprimem feições marcantes na paisagem, como a mobilidade das dunas e as copas assimétricas da vegetação arbórea, os principais riscos à biodiversidade são a expansão do plantio de Pinus, da orizicultura, a extração mineral e a urbanização (principalmente em Viamão, que faz parte da região Metropolitana).

O Estado recebeu o patrocínio de 5 milhões de dólares da Global Environment Facility e Banco Mundial para a implementação do RS Biodiversidade nas quatro regiões que o projeto abrange, até fevereiro de 2015. Cada órgão envolvido está trabalhando com o seu público para que os resultados sejam alcançados.

Resultados esperados pelo RS Biodiversidade:

Viamão sedia apresentação do RS Biodiversidade* Promoção e difusão de conhecimentos que contribuam para a gestão, o manejo e a adoção de práticas adequadas à conservação da biodiversidade, tais como mapeamento de corredor ecológico, zoneamento ecológico-econômico e manejo das espécies exóticas invasoras;

* Desenvolvimento de instrumentos que permitam conhecer, gerenciar e monitorar a conservação da biodiversidade;

* Estudo e difusão dos conceitos e desenvolvimento de modelos de valoração econômica da biodiversidade e de serviços ambientais;

* Desenvolvimento de instrumentos de incentivo para as práticas de conservação da biodiversidade;

* Desenvolvimento de planos de ação e projetos de recuperação em áreas prioritárias para a conservação no RS;

* Disseminação de conhecimentos relacionados à biodiversidade por meio de processos pedagógicos e de divulgação;

* Utilização de práticas sustentáveis no meio rural, tais como a pecuária a partir do manejo do campo nativo e sistemas agroflorestais;

* Fortalecimento e capacitação de instituições públicas envolvidas com a biodiversidade.

Fonte: Dept° Com. Social Prefa. Viamão

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759