Você está aqui: Home » Comunidade » Vila Ventura recebe visita do Comitê da Copa

Vila Ventura recebe visita do Comitê da Copa

Na manhã da última quarta-feira, 6, o arquiteto da empresa Arena, que presta serviço ao Comitê Organizador da Copa do Mundo, Airton Giachini, e o coordenador executivo do Comitê Gestor da Copa 2014 do Estado, Carlos Eugênio Simon, estiveram em Viamão visitando o Vila Ventura Resort, local candidato a Centro de Treinamento de Seleções (CTS) estrangeiras. O Comitê Organizador Local (COL) já visitou 10 cidades, incluindo Viamão, das 12 pré-candidatas no Estado. As outras duas devem ser visitadas até o final deste mês.

Durante a vistoria são analisados requisitos básicos, ao qual Viamão está bastante privilegiada, pois está a 25 quilômetros de distância do Aeroporto Internacional Salgado Filho e o local proposto possui campo de treinamento oficial, SPA e hotel. De acordo com o empresário do Vila Ventura, Samuel Silveira, hoje a estrutura contempla 28 apartamentos. “Mas nós já nos preparamos para a Copa de 2014 e temos um crédito aprovado no BNDES para a ampliação do complexo em mais 78 apartamentos e 14 bangalôs. As obras já devem iniciar em agosto e também contempla academia com estrutura para fisioterapia, novos campos oficiais de futebol, entre outras estruturas complementares”, explica.

O prefeito Alex Boscaini mostrou-se bastante otimista com a visita. “Estamos dentro dos parâmetros exigidos pela FIFA. O Vila Ventura possui toda a infraestrutura necessária e está preparado para receber uma seleção”, assegura. Para o município estar credenciado significa também receber investimentos de infraestrutura e turismo dos governos estadual e federal. “Todo o investimento não será apenas para a Copa, mas para toda a população de Viamão, pois será permanente, como pavimentação, crescimento de estabelecimentos turísticos, abertura de novos postos de trabalho, entre outros tantos”, ressalta Boscaini.

Participaram também do encontro representantes das Câmaras Temáticas. A comitiva, após reunião de análise técnica, visitou todas as instalações do Vila Ventura e colheu amostra do solo. O levantamento técnico e fotográfico será objeto de um relatório digital que servirá para avaliação dos detalhes técnicos. Para o coordenador executivo do Comitê Gestor da Copa 2014 do Estado, a análise de um projeto é tão minuciosa quanto a de um campo já existente. “A exemplo do que já aconteceu com os projetos dos estádios, são analisadas também as garantias financeiras de que o projeto estará pronto para a Copa do Mundo de 2014. Depois de credenciados, cabem aos municípios e aos Centros de Treinamento contatarem as seleções estrangeiras para oferecerem as instalações”, conclui Simon.

Dos 145 locais indicados no Brasil, deverão ficar 90 pontos. Até o mês de outubro será divulgada a lista dos municípios e CTS que foram aprovados. Todos os credenciados deverão assinar um documento de comprometimento com a FIFA no mesmo mês.

Na foto: Secretário Robson Duarte, Samuel, Airton e Simon no Vila Ventura

Comentários (2)

  • CARLA ROSANE BARCELOS DA SILVA

    VIAMÃO ACORDA PARA REALIDADE QUE ESTÁ VINDO A OPORTUNIDADE DE VIAMÃO DESENVOLVER;
    CARLA ROSANE
    TURISMOLOGA VIAMÃO
    UMA APAIXONADA

    Responder
  • Cláudio Montano

    Como Diretor de Turismo,não estive presente neste mo-mento importante,mas estou apoiando e nos eventos da Copa 2014 e tenho acompanhado de perto assim como os projetos que estamos tratando para que Viamão rece
    ba boa estrutura de hospedagem,Centro de Convenções e Escola Tecnica para Hotelaria revitalizar outros empre-endimentos.

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759