Você está aqui: Home » Capa » Assistência Social Santa Isabel de Viamão/RS lança livro

Assistência Social Santa Isabel de Viamão/RS lança livro

Com o objetivo de compartilhar a experiência do projeto “Âncora Jovem Na Responsa”, que mobiliza o município de Viamão desde 2012, a Assistência Social Santa Isabel lança nesta quarta-feira, 5 de outubro, o livro Âncora Jovem Na Responsa: Capacitação de Educadores. O projeto desenvolvido em parceria com a Ambev capacita educadores e agentes de saúde para serem multiplicadores de ações de prevenção ao consumo indevido de bebidas alcoólicas. “A publicação oferece um manual prático a partir das experiências vividas nos quatro anos de trabalho da Assistência Social Santa Isabel, Ambev e todas as instituições e colaboradores parceiros. As histórias contadas pelos próprios participantes e o compartilhamento das ações que mobilizam a comunidade será mais um multiplicador nesta jornada de prevenção do consumo indevido de álcool”, declara Renata Chimendes, gestora do Projeto Âncora Jovem. Nos últimos quatro anos, o projeto capacitou mais de 250 educadores e atendeu mais de 300 jovens com ações de prevenção. O lançamento será na sede da ASSI, a Rua Jequié, 87, na Vila Santa Isabel, a partir das 17 horas. No mesmo dia acontece o último encontro de formação com 50 educadores. Serão 300 exemplares impressos e distribuídos gratuitamente.

O livro relata os encontros de formação, além de trazer artigos para ajudar na reflexão sobre o tema juventude e sua relação com a prevenção do consumo de bebidas alcoólicas. De forma prática, descreve e sugere cinco oficinas que podem ser aplicadas no trabalho com jovens e adolescentes, são elas: 1) Juventude e álcool: realidade juvenil e a relação com as bebidas alcoólicas na juventude; 2) Saúde e prevenção: contribuir para o fortalecimento da cidadania da juventude, visando a promoção de atitudes de vida mais saudáveis; 3) Efeitos do álcool no organismo: metabolização, padrões de uso e riscos decorrentes; 4) Juventude e álcool: conhecimentos sobre o uso de bebidas alcoólicas; e 5) Juventude e prevenção: jovem como agente de solução e não como problema. O desfecho acontece com narrativas de educadores e agentes que participaram das capacitações, que trazem experiências com o trabalho junto aos jovens.

Clarissa Silveira de Quadros, 36 anos, é pedagoga da Fundação de Atendimento Socioeducativo – FASE de Porto Alegre e participou da capacitação desenvolvida pela ASSI. No livro, ela relata a compreensão sobre a influência do álcool na conduta dos jovens e a necessidade que eles têm em se afirmarem em seus grupos como o principal ganho obtido com oss encontros. Hoje, esse conhecimento auxilia a pedagoga nos atendimentos que realiza junto aos os adolescentes que cumprem medida socioeducativa na FASE, além de possibilitar a formação de muitos Agentes Socioeducativos que fazem esse trabalho de forma mais direta na Fundação.

No dia 03 de novembro, a ASSI também participará da Feira do Livro de Porto Alegre, com amostra e distribuição do exemplar.

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759