Você está aqui: Home » Capa » Fórum Permanente de Cultura celebra aniversário

Fórum Permanente de Cultura celebra aniversário

Valorização das entidades que representam o segmento e a busca de valorização são os focos de trabalho do FCV

FCVO Fórum Permanente de Cultura de Viamão (FCV) celebrou na última sexta-feira, 23 de novembro, seu terceiro aniversário de fundação. Tendo como sede o Café da Praça, situado no Calçadão Tapir Rocha, no centro, o evento teve como atração o projeto 24h de cultura. Diversos representantes do segmento prestigiaram a atividade.

Surgido junto ao Instituto Cultural Viamonense (ICV), em 2009, o 24h de Cultura ilustra uma das ações desenvolvidas pelo fórum visando promover as manifestações artísticas e culturais. “São algumas atividades que somadas completam 24h de cultura”, relata a escritora Fernanda Blaya Figueiró, secretária do FCV.

Entre as atividades realizadas, ocorreu a leitura de poesias, apresentações musicais e atividades paralelas, como a oficina do Tambor Falante (grupo musical), ministrado pelo professor Cândido Castro. Além da região central, o 24h de cultura contemplou, ainda, a vila Santa Isabel, no quarto distrito. “Cultura é tudo o que o ser humano faz para expressar sua existência, para mostrar que está vivo e que sua ação transforma o ambiente”, completa Fernanda, autora de duas obras, além de outras publicações no formato e-book (livros digitais disponíveis na internet).

Palavra do presidente

O Fórum Permanente de Cultura é composto por dez entidades que lutam pelo apoio e valorização ao segmento, entreRicardo Baldez elas, os tradicionalistas, carnavalescos, músicos, atores, escritores e poetas. Conforme o presidente do FCV, Ricardo Baldez, a cultura local sobrevive, quase exclusivamente, por ações isoladas: “Não fossem as entidades, nossa cultura estaria morta, pois o poder público pouco faz pela causa e quando faz, valoriza poucos”, protesta.

Em relação ao futuro, ele ratifica a função e os objetivos do FCV: “Nosso pensamento é fomentar a cultura em todas as suas formas e o papel da prefeitura é colaborar, criando condições para isso. Independente do partido, continuaremos lutando, cobrando e buscando nossos direitos junto à prefeitura, o governo do Estado e o Ministério da Cultura”, completa.

Saiba mais

FCVAlém do grande número de pessoas que prestigiaram o aniversário, a data contou, ainda, com a presença de diversas entidades apoiadores e/ou participantes do FCV, entre elas: a Rádio Santa Isabel, o Instituto de artes Viandantes, o grupo musical Tambor Falante, o CTG Armada Grande, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Newton Vaz Coelho e a escritora Jane Peixoto.

>>> Confira matéria completa na edição impressa do CR, na próxima sexta-feira, 30 de outubro.

Fotos: Saul Teixeira e FCV

Comentários (1)

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759