Você está aqui: Home » Polícia » Governo municipal apresenta balanço de 2010

Governo municipal apresenta balanço de 2010

Governo municipal apresenta balanço de 2010O vice-prefeito de Viamão, Atidor da Cruz, e os secretários de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte, da Fazenda, Diomar Neumann, e de Administração, Jussemar da Silva, apresentaram um balanço da gestão 2010 em uma coletiva de imprensa no Gabinete do Prefeito, na última quinta-feira, 23.
Entre os assuntos abordados, estiveram a 6ª edição do Cidade Natal, a infraestrutura da cidade (reformas e construções de escolas, unidades de saúde, inaugurações de praças, calçamento comunitário participativo, etc.), a entrega de kits escolares e a qualidade da merenda escolar, entre outros.
Cruz declarou que, para Viamão, este foi um ano de muitas realizações. “O primeiro ano serviu para ajustarmos as dívidas do município. E agora estamos anunciando novas obras, tanto em escolas quanto em outros setores públicos, e novos investimentos. Estamos promovendo o bem estar para a comunidade de Viamão”, afirma o vice-prefeito.
O secretario Robinson Duarte aproveitou para informar alguns acontecimentos previstos para o início de 2011. “Toda rede escolar já passou ou está passando por reformas e outros investimentos. E no início do ano que vem ocorrerão reformas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini, na Santa Isabel, totalizando um investimento recorde de 2,5 milhões de reais em uma obra como essa”, revela o secretário de Gestão e Relações Institucionais. 

Recursos federais
Os fatores mais positivos estão na redução da dívida ativa do município e na busca de mais recursos federais. Só nesse ano, Viamão recebeu aproximadamente 4,5 milhões de reais em amortização de dívidas. Mas, o que atrapalha o município é a constante utilização de recursos próprios por não ter recursos fe-derais suficientes para trabalhar, por estar no Cadin (Cadastro Informativo dos créditos não quitados do setor público federal):  “Estamos trabalhando com uma equipe para reverter essa situação até o final do ano e a expectativa é positiva, pois das oito pendências que tínhamos, agora restam apenas duas. Dessa maneira conseguiremos aliviar o nosso caixa”, explica o secretário da Fazenda, Diomar Neumann.

Saiba mais
A administração celebra o incremento da receita este ano. Houve um crescimento de 5,8% na arrecadação do IPTU em relação ao mesmo período do ano passado. Outros impostos também renderam mais para o município, como nos casos do ITBI, o IPVA e o ICMS, que a partir de 2011 terá o acréscimo da nota fiscal eletrônica, refletindo no maior controle do tributo.

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759