Você está aqui: Home » Política » Ação para limpar Arroio Dilúvio

Ação para limpar Arroio Dilúvio

diA união de esforços das prefeituras de Porto Alegre e Viamão, PUCRS e UFRGS resultou na assinatura do Protocolo de Cooperação para a revitalização do Arroio Dilúvio, assinado no dia 14, junto ao pórtico do Parque Saint Hilaire. O documento prevê a cooperação institucional entre os parceiros para formar um grupo de trabalho que vai acompanhar, debater e elaborar projetos e iniciativas de recuperação do Dilúvio. O objetivo é integrar o arroio às comunidades de Viamão e da capital, englobando temas como saneamento, erosão, inclusão social e educação ambiental.

A proposta é espelhada na recuperação do rio Cheonggyecheon, que corta a cidade de Seul, na Coreia do Sul. Os quase 6 km de extensão do rio foram despoluídos e integrados à comunidade local por meio da criação de um moderno espaço público, com tecnologia de iluminação e sonorização, bares, museu, áreas de lazer e cultura.

Estiveram presentes no ato e assinaram o documento os prefeitos Alex Boscaini, de Viamão, e José Fortunati, de Porto Alegre, como também os reitores da PUC e UFRGS, respectivamente, Joaquim Clotet e Carlos Alexandre Netto. Alunos da escola municipal Anita Garibaldi e da escola aberta Instituto Ana Jobim participaram do ato e após a assinatura houve um plantio de mudas no parque, que contou, ainda, com exposição de painéis sobre o Arroio Dilúvio.

A assinatura do protocolo representa a finalização de mais uma etapa do programa, que envolveu diversos parceiros que elaboraram o Marco Conceitual, balizador da atividade. O documento foi finalizado pelo grupo de trabalho e entregue aos prefeitos e reitores em novembro e traz um diagnóstico inicial e abrangente dos principais pontos a serem atendidos, bem como a visão de futuro a partir da revitalização.

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759