Você está aqui: Home » Capa » Atendimento às Mulheres em Situação de Violência: tema de Tribuna Popular na Câmara de Viamão

Atendimento às Mulheres em Situação de Violência: tema de Tribuna Popular na Câmara de Viamão

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Viamão, na terça-feira (08/08), duas viamonenses engajadas na promoção de políticas para as mulheres, Fátima Alves e Maria dos Navegantes, utilizaram a Tribuna Popular. O objetivo foi destacar a passagem do 11° aniversário da entrada em vigor da Lei Maria da Penha no país; falar sobre a importância da formulação de políticas públicas para as mulheres; além de divulgar os serviços da Rede de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência. Na ocasião, a sessão plenária foi presidida pela vereadora Belamar Pinheiro.

 

Fátima e Maria fizeram parte da primeira turma ‘Promotoras Legais Populares’, formada em 2000. Em sua fala, Fátima lembrou que, em 2003, foi criado um serviço que atendia mulheres vítimas da violência doméstica e, que seguiu até 2006, na escola Ayrton Senna da Silva, aqui em Viamão. “A partir de maio deste ano, retomamos o serviço como promotoras a convite da promotora Roberta Morillos do Ministério Público, em parceria com a Prefeitura de Viamão. O objetivo é acolher as mulheres em situação de violência doméstica e promover ações nas comunidades”, disse Fátima Alves.

 

O Serviço de Informação à Mulher (SIM) atende na Escola Municipal Luciana de Abreu, na rua Dário Gonçalves Molho, s/n parada 18, na Vila Augusta, e visa oferecer um espaço adequado dentro da escola, que proporcione um ponto de encontro para as moradoras da comunidade buscarem informações sobre os seus direitos, principalmente para aquelas que estão em situação de violência doméstica. O projeto é executado de forma quinzenal, das 8h às 11h. Mais informações: (51) 3485-9879

 

Para a vereadora Belamar Pinheiro, os serviços que estão disponíveis para atendimento às mulheres vítimas de violência prestam um importante trabalho na nossa cidade: prevenindo, investigando e monitorando os casos de violência. “Tivemos muitos conquistas nos últimos anos com a vinda da Delegacia Especializada e da Patrulha Maria da Penha, mas temos que seguir avançando, pois a cidade de Viamão, atualmente, figura nos primeiros lugares do ranking do Estado, como uma das cidades que mais possuem registros de violência contra a mulher”, finalizou Belamar.

 

SAIBA MAIS: A Lei Maria da Penha (Lei 11.340) foi sancionada em 7 de agosto de 2006, e neste ano está completando onze anos de vigência. Lembrando que a Lei Maria da Penha foi criada para combater a violência doméstica e familiar, além de garantir punição com maior rigor dos agressores e criar mecanismos para prevenir a violência e proteger a mulher agredida.

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759