Você está aqui: Home » Capa » Câmara aprova projeto que cria Conselho do Povo de Terreiro de Viamão

Câmara aprova projeto que cria Conselho do Povo de Terreiro de Viamão

Com 13 votos favoráveis, PL que dispõe sobre a criação, instalação, composição, estruturação, as competências e o funcionamento do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Viamão, é aprovado.

A Câmara Municipal votou e aprovou, na sessão de quinta-feira, 7, o Projeto de Lei 079/2016, de autoria do Poder Executivo, que propõe a criação, instalação, composição, estruturação, as competências e o funcionamento do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Viamão. O vereador Armando Azambuja (PT) disse ter ficado surpreso pelo fato da base aliada do Governo se abster na votação do PL.

Na matéria, o Poder Executivo coloca que a legislação municipal em vigor, compreende uma relação de cooperação entre o Poder Público e entidades civis no sentido de desenvolver ações que sejam de interesse público. Nestas relações de cooperação, o Poder Público está integrado a todos os seguimentos e nos termos das disposições do presente projeto de lei, estabelece a forma para desenvolver ações públicas com entidades civis do seguimento vivenciador de matriz africana e Afro-Umbandistas.

O vereador Eliseu Chaves Ridi (PT) pediu uma justificativa dos vereadores da bancada governista sobre o fato de abstenção. “Não entendemos”, resumiu o vereador. O vereador Nadim Harfouche (PP) justificou a abstenção por parte da bancada aliada ao Governo, e disse que é um direito que cada vereador tem. “Aqui cada um votou como quis, diferente da época do Alex, que mandava. Houve dois votos de vereadores da base aliada, do Tiquino e do Jefferson. Eu me abstive pelo fato de que esse conselho é do PT”, disse Nadim.

O vereador Zé Lima (SD) viu dificuldade em entender o posicionamento de vereadores que vão contra ao conselho por causa de bandeiras partidárias. “É uma vergonha esses vereadores serem contra o Povo de Terreiro. Essas pessoas que integram esse conselho precisam informar a população quem são os vereadores contra o Povo de Terreiro”.

O vereador Leandro Aguirre (PTB) disse que o voto é de cada um e que cada um vota conforme seus ideais. “Quem lê o projeto, vê quais as atribuições para o povo de terreiro com relação aos assuntos, e fato esse que foi formatado pelo próprio Poder Executivo. Eu tenho que defender a fé religiosa e cabe ao Povo de Terreiro deliberar por eles e ninguém mais, nem prefeito e nem vereador. E chegar a dizer que o conselho é do PT já é demais”, analisou Aguirre.

 

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759