Você está aqui: Home » Capa » CR antecipa eleição para Mesa Diretiva da Câmara

CR antecipa eleição para Mesa Diretiva da Câmara

Acordo da oposição teria definido os presidentes para os próximos quatro anos. Armando Azambuja (PT) deve ser o primeiro a ocupar o cargo 

CR antecipa eleição para Mesa Diretora da Câmara  A eleição para compor a mesa diretora da Câmara de Vereadores em 2013 não deve apresentar surpresas. Isso, se os 15 vereadores de oposição cumprirem o acordo estabelecido nos bastidores do legislativo local. Segundo informações apuradas pelo CR, a tendência é que Armando Azambuja (PT) seja eleito presidente no próximo dia 1° de janeiro.

Além dele, a primeira mesa diretiva da legislatura, deverá ter Alexandre “Xandão” Gomes (PRB) como 1° vice-presidente; Eraldo Roggia (PTB), como 2° vice-presidente, Eda Regina da Silva (PDT), como 1ª Secretária e Leandro Aguirre (PSB), como 2° secretário.

Em relação à presidência, deverá ocorrer o revezamento entre os partidos de oposição com maior número de cadeiras na Câmara. Sendo assim, o próximo na linha sucessória, conforme o acordo será Eraldo Roggia (2014), pela quinta vez na história, seguido pelo vereador debutante Dilamar de Jesus (PSB), em 2015. No último ano, a tendência é que a presidência retorne ao PT, restando definir qual vereador ocupará o cargo. Éderson “Dédo” Machado e Marciel Fauri (Maninho) disputam a vaga.

Acordo semelhante ocorreu durante a última legislatura (2009-2012), quando revezaram na presidência Dédo (PT), Valdir “Russinho” Elias (PMDB), Nadim Harfouche (PP) e o atual presidente, Eraldo Roggia (PTB). Na oportunidade, o fato inusitado ficou por conta dos vereadores Dédo e Armando, ambos do PT, além de Eraldo, então na base aliada, fazerem parte do acordo da oposição ao governo petista de Alex Boscaini.

Suplentes em ação

Ronaldo RibeiroApós a posse, a tendência é que o vereador Dédo se licencie da Câmara e assuma como adjunto (vice-secretário) da Secretaria das Obras Públicas do Estado. Com isso, a vaga deve ser ocupada pelo primeiro suplente do PT, Ronaldo Ribeiro. Após o término do governo Tarso Genro, em 2014, Dédo deverá retornar à Câmara de Viamão, o que justifica seu nome como postulante à presidência do legislativo em 2016.

A bancada de situação ao prefeito eleito Valdir Bonatto (PSDB) também sofrerá alterações. Sendo assim, Marcelo Bororó“Bororó” Bittencourt assumirá uma das cadeiras do PMDB, uma vez que Russinho será titular na Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) e o segundo suplente do partido, Luiz Batista “Barbaroti” Preuss, será o titular na Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Vereadores oposição 

Augusto Giraudo (PSOL)

Armando Azambuja (PT)

Alexandre Gomes (PRB)

Dilamar de Jesus (PSB)

Eda da Silva (PDT)

Ederson Machado (PT) – Ronaldo Ribeiro

Eliseu Chaves “Ridi” (PT)

Eraldo Roggia (PTB)

Jefferson Huffell (PSB)

Leandro Aguirre (PSB)

Marciel Fauri (PT)

Sergio Kumpfer (PT)

Silvio Roberto “Guguzinho” Streit Jr. (PTB)

Vitorino Gutierres “Leco” (PTB)

Zilmar Rocha (PT)

 

Vereadores situação

Anderson Lima “Zé do PV”

Carlos Bennech (PMDB)

João Carlos Oliveira (PMDB)

Nadim Harfouche (PP)

Plínio Tiquino (PSDB)

Valdir “Russinho” Elias (PMDB) – Marcelo “Bororó” Bittencourt

Fotos: Saul Teixeira/CR e divulgação

Comentários (3)

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759