Você está aqui: Home » Capa » Especial vereadores eleitos

Especial vereadores eleitos

Desde o resultado das eleições de outubro, o CR vem realizando uma série de entrevistas com os vereadores eleitos. Abaixo, confira os parlamentares que completam a legislatura 2013-2016:
Trabalho a favor da cidade
Especial vereador eleitosO PRB ganhou uma vaga na Câmara Municipal na legislatura que se inicia a 1º de janeiro de 2013. A bancada terá um vereador apenas: é Alexandre Gomes Mello, o Xandão Gomes, que elegeu-se com 1.841 votos na eleição de outubro passado. Ele falou deste seu mandato: “Estamos numa boa expectativa de poder trabalhar em função de nossa cidade, de nosso povo, e já que estamos neste meio político, e estou me formando em Gestão Pública, então vamos ampliando nosso conhecimento para fazer um bom trabalho. Nossa cidade de Viamão está na hora de transformar-se e através de nosso trabalho, quem sabe, ganhar uma boa base para avançar no desenvolvimento seguro. Vamos trabalhar cada vez mais fazendo projetos que venham a beneficiar as atividades de nossa cidade de Viamão. Vamos buscar o diálogo com as demais bancadas, com os demais vereadores, e sempre estar a favor daquilo que é bom para a nossa cidade e para o nosso povo. Vamos trabalhar juntos para os diversos segmentos da comunidade”.
História e meio ambiente

Especial vereador eleitos

Mesmo antes da posse, Anderson Alberto Silva de Lima, conhecido como Zé do PV, já é protagonista de um feito histórico: trata-se do primeiro vereador do Partido Verde eleito na cidade de Viamão.
Tido como uma das “surpresas” do último pleito, ele conquistou 809 votos e relata qual será a sua prioridade na Câmara dos Vereadores: “Sem dúvidas, defenderemos o meio ambiente, que é um tema limitado há tempos na cidade. Por exemplo, é inacreditável, mas não temos uma Secretaria de Meio Ambiente em Viamão”, lamenta ele, morador da Santa Isabel, no quarto distrito.

Além disso, o vereador eleito, 30 anos, elenca que temas correlatos ao anterior, como o saneamento básico e a infraestrutura urbana deverão nortear sua atuação no parlamento local: “Trabalharemos muito junto ao novo prefeito Bonatto para atendermos toda a população. Seremos situação na Câmara e adianto total apoio ao novo governo. Além disso, espero ser o primeiro de muitos vereadores eleitos do PV na cidade”, conclui.

A presença jovem

A bancada do PTB na Câmara terá o mais jovem vereador na legislatura. Trata-se de Silvio Roberto Streit Junior , oEspecial vereador eleitos Guguzinho, que obteve 1.555 votos. Momentos antes da diplomação, em meio ao burburinho do salão, ele apresentava um certo nervosismo e assim falou sobre o mandato que vai exercer: “Para mim este momento é muito importante e me sinto muito honrado pela confiança que a população de Viamão depositou em mim e a partir de 1º de janeiro todos podem ter a certeza de que vão receber em troca, com trabalho, tudo que de bom me ofereceram. Somos de uma bancada oposicionista, mas não haverá oposição, por enquanto não”.

Experiência na Câmara

Especial vereador eleitosVitorino Guimarães Gutierres, o Leco, do PTB, obteve 1.220 votos no último pleito. Ele retorna à Câmara depois de passar uma legislatura fora. Ansioso durante a diplomação, o veterano político – o mais velho desta legislatura – foi de poucas palavras para dizer desta nova oportunidade no Legislativo: “Estamos aí para ajudar Viamão, não importa quem foi eleito prefeito. Vamos lutar por esta cidade, a exemplo de quanto lutei quando fui vereador. Precisamos fazer nossa cidade progredir e ajudar o novo prefeito”.

Insistência coroada

Mesmo com a eleição majoritária de Valdir Bonatto, no legislativo o PSDB terá apenas um vereador. Trata-se de Plínio Silva dos Santos, ou simplesmente, Plínio Tiquino: “Continuo afirmando o que sempre disse ao longo de minhas campanhas. Trabalharei e muito, incansavelmente pela cidade”, afirmou.

Com reduto eleitoral nas vilas São Lucas e Sepé Tiarajú, o “tucano” acredita que a maturidade política dos eleitos será Especial vereadores eleitosfundamental para o sucesso do prefeito, vice e dos 21 vereadores: “O povo soube escolher seus representantes e agora cabe a nós, viabilizarmos os projetos que tragam desenvolvimento e benefícios a todo os viamonenses”, completou.

Eleito com 1.043 votos, esta foi a quarta eleição que Plinio, 50 anos, lançou seu nome à Câmara. Ele afirma que nos outros pleitos, inclusive naquele que ocupou a “suplência”, foram experiências que serviram como um “importante” laboratório para o mandato que iniciará a partir do próximo ano: “Reafirmo: a população pode esperar bastante trabalho, dignidade e competência em nosso trabalho”, finalizou.

Textos: Milton Santos e Saul Teixeira
Fotos: Vinícius Santos/ CR e Saul Teixeira/CR -capa

Deixe um comentário

Jornal Correio Rural de Viamão | Rua Marechal Deodoro, 274, Centro, Viamão/RS | Fones: (51) 99430-5151, 98529-8759